Dirigentes de 11 universidades do Missouri visitam a UECE

19 de outubro de 2012 - 15:42

Reitores e diretores de departamento de onze universidades do Estado americano do Missouri visitaram a Universidade Estadual do Ceará (UECE), no final da tarde de quarta-feira, dia 17. Composta por 15 professores, a Missão Educacional veio ao Ceará com a finalidade de iniciar parcerias nas áreas de educação e cultura entre os dois estados, segundo as diretrizes do governador do Missouri,  Jay Nixon.

O reitor em exercício da UECE, professor Vladimir Spinelli, recebeu a comitiva, que era liderada pelo secretário adjunto e pela diretora de Desenvolvimento Econômico do Estado do Missouri, Jason Hall e Ann Pardalos, e acompanhada pela assessora de Imprensa da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Aimée Dowl.

Professor Spinelli fez uma apresentação geral da UECE aos professores americanos.  A professora Paula Lenz, secretária executiva da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) e coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), deu prosseguimento ao falar sobre as atividades da Universidade na área.

Depois foi  a vez da professora Luilma Albuquerque Gurgel, diretora de Ensino do Strito Senso, falar em nome da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, seguida pela professora Lúcia Brito da Cruz, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia e encerrando com apresentação do professor Álbio Moreira de Sales, diretor do Centro de Educação e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do Missouri informou que a visita ao Ceará foi uma determinação do governador, que soube dos avanços feitos pelo Ceará, quando esteve no Brasil, em abril, com um grupo de lideranças dos setores industriais e de negócios, com a finalidade expandir os laços comerciais do estado americano com o Brasil.

Segundo Hall, esta nova missão  agora tem por objetivo expandir aqueles laços, desta feita na área de educação. “Estou muito impressionado com o trabalho da UECE”, disse, acrescentando que quatro  áreas  se destacaram e  chamaram sua atenção, pelo potencial que representam para futuras parcerias:biotecnologia, empreendedorismo, medicina veterinária e educação.

A de veterinária porque o Missouri é “um corredor de saúde animal”. Os avanços em educação em virtude de o estado americano também investir em programas voltados para educação dos educadores, além de ser um dos principais compromissos do governador Nixon, o de fortalecimento do sistema público educacional e já no primeiro ano de seu mandato conseguiu um aumento recorde de financiamento das escolas primárias e secundárias.

Com relação à biotecnologia, o governo do Missouri está comprometido com a atração de empregos do futuro, o que casa com o incentivo a programas de empreendedorismo que desenvolve, semelhantes às incubadoras da UECE. “Nós somos o sexto estado americano em empreendedorismo, tanto em negócios como em educação”, finalizou o secretário.