Diretora da Biblioteca Central da Uece recebe homenagem da Assembleia Legislativa

27 de março de 2018 - 18:20

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE) realizou sessão solene, na última quinta-feira (22/03), às 18h30, no Plenário 13 de Maio, para homenagear os bibliotecários cearenses. Solicitação proposta pelo deputado Heitor Férrer, o evento teve como objetivo prestigiar os profissionais no Dia do Bibliotecário, comemorado no dia 12 de março.

Além de ser responsável por administrar arquivos das bibliotecas, o profissional desenvolve projetos de leitura e documentação para o público.  “Homenagear esse profissional é uma maneira de reconhecer seu importante trabalho em prol do desenvolvimento cultural da nossa sociedade”, ressaltou o deputado Heitor Ferrer.

alt

Foram homenageados a diretora das bibliotecas da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Ana Neri Barreto de Amorim; o coordenador das bibliotecas universitárias da Universidade Federal do Ceará (UFC), Francisco Jonatan Soares; a coordenadora da Biblioteca da Academia Cearense de Letras, Madalena Maria Monteiro Figueiredo; e a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Comunitárias do Estado do Ceará, Maria Aparecida de Lavor.

Receberam homenagens também, a presidente da Associação dos Bibliotecários do Ceará, Rita de Cássia Barroso Alves; o presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 3ª Região, Fernando Braga Ferreira; a coordenadora da biblioteca César Cals de Oliveira da Assembleia Legislativa, Daniele Sousa do Nascimento; e a ex-coordenadora da biblioteca César Cals de Oliveira, Tereza Cristina Bessa Raupp.

alt

O dia 12 de março foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 9 abril de 1980, por conta do nascimento do pernambucano Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário concursado do País.

Foram homenageados 11 profissionais, entre coordenadores e diretores de bibliotecas públicas e universitárias do Estado, além dos presidentes do Conselho Regional de Biblioteconomia 3º Região, da Associação dos Bibliotecários do Ceará e da Associação dos Arquivologistas do Estado do Ceará.