Dia Nacional do Livro é hoje, 29 de outubro

29 de outubro de 2012 - 12:26

Instituído pela Lei nº 5.191, de 13 de dezembro de 1966, o dia 29 de outubro foi escolhido para ser o Dia Nacional do Livro por ser a data oficial da fundação da Biblioteca Nacional. O Dia Internacional do Livro é comemorado em 23 de abril.

Inicialmente chamada Real Biblioteca no Brasil, ela começou com um acervo de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas, medalhas, etc. trazidos de Portugal com a vinda da família real portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808.  A Biblioteca Nacional é a maior biblioteca da América Latina, sendo considerada pela Unesco uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo.

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) tem muitos motivos para celebrar esta data.

Um deles é que oferece dois cursos de graduação que contribuem para disseminar o hábito da leitura. Letras é oferecido pelo Centro de Humanidades, em Fortaleza, e também pelas Faculdades de Iguatu (FECLI), de Limoeiro do Norte (FAFIDAM) e de Quixadá (FECLESC). O Curso de Pedagogia é ofertado em todos os campi da UECE no Interior e também pelo Centro de Educação (CED), na capital.

Além disso, a  Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa dispõe de Grupos de Pesquisa em Linguística, Letras e Artes, e em Ciências Humanas que abordam a questão da Leitura, sob diferentes perspectivas.

A UECE conta ainda com uma editora, a EdUECE, que tem como finalidade publicar obras do conhecimento científico, cultural e didático produzido pela UECE, ou fora da Instituição, reconhecendo e incorporando resultados intelectuais de qualidade gerados por diversos segmentos acadêmicos e intelectuais. Clique aqui e visite a livraria online da EdUECE.