Dia Mundial da Educação é comemorado nesta segunda-feira, dia 28

28 de abril de 2014 - 16:38

É comemorado hoje, 28 de abril, o Dia Mundial da Educação. A data faz referência ao encontro de representantes de 180 países participantes do Fórum Mundial de Educação, realizado em abril de 2000, na cidade de Dakar, no Senegal. Na ocasião, foi assinado um documento no qual estes países se comprometiam a não poupar esforços para que a educação chegasse a todas as pessoas do planeta até 2015.

No Brasil, o Art. 208 da Constituição Brasileira, determina que o dever do Estado com a Educação será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.

A Lei nº 9.394, mais conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira(LDB) da educação nacional estabelece em seu Art. 1º que “a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”.

Em seu Art. 2º, a LDB estatui que além de dever do Estado, a educação é também dever da família e deve ser” inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) muito tem contribuído para dar qualidade à Educação.

No último dia 22, o curso de Pedagogia da UECE, no campus do Itaperi (Fortaleza), oferecido pelo Centro de Educação (CED), ofertado de modo presencial, completou 67 anos de existência.

O Decreto Federal Nº 22.974, de 22 de abril de 1947 autorizou o funcionamento da primeira turma, que se formou há exatos 60 anos. O curso foi reconhecido em 09 de junho de 1963, pelo Decreto Federal Nº 52.192.

O Curso de Pedagogia possui, atualmente, 817 alunos, 37 professores efetivos, dos quais 73% são doutores, 19% mestres e 8% especialistas. Além desses, conta com três professores cedidos e 15 professores substitutos.

Cada um dos seis campi acadêmicos no Interior – Crateús (FAEC), Iguatu (FECLI), Quixadá (FECLESC), Limoeiro do Norte (FAFIDAM), Tauá (CECITEC) e Itapipoca (FACEDI) oferecem, também de modo presencial, curso de Pedagogia.

A Pedagogia é ofertada, no modo a distância, por meio da Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (SATE) e financiamento da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em nove polos. Além disso, a UECE oferece, pelo CED, Licenciaturas em Educação para a Terra e em Educação para Indígenas.

Destaque-se que um dos maiores patrimônios da UECE é o de sua rede de formação de professores, com Licenciaturas em Física, Química, Matemática, Ciências Biológicas, História, Geografia, Letras e Língua Portuguesa, Letras e Língua Espanhola, Letras e Língua Francesa, Letras e Língua Inglesa, Música e Educação Física, envolvendo 63% de todo o alunado efetivamente matriculado na graduação.

A UECE verticaliza a produção de conhecimento na área com a oferta de Cursos de Especialização (pós-graduação lato sensu), como Educação Inclusiva, Gestão Escolar, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Metodologia do Ensino de Arte, Metodologia do Ensino de História e Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.  É ofertado também o mestrado acadêmico em Educação e Ensino nas unidades acadêmicas do interior (intercampi FAFIDAM e FECLESC) e o Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado acadêmico e doutorado), em Fortaleza.

A Universidade Estadual do Ceará parabeniza todos os Educadores do Estado do Ceará, em especial, os Educadores da UECE.