Dia Internacional das Mulheres; por respeito e igualdade todos os dias

8 de março de 2022 - 14:30

No dia 8 de março de 1917, mulheres russas realizavam greve em meio à guerra exigindo “pão e paz”. Quatro dias após a greve, o czar foi forçado a abdicar, e as mulheres conquistaram o direito ao voto, até então exclusivo dos homens. Com o fim da monarquia czarista, esse feito entrou para a história como uma das grandes conquistas femininas no mundo. Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a data e passou a celebrá-la anualmente como o Dia Internacional das Mulheres.

Hoje, testemunhamos um avanço significativo no tocante à liderança feminina em vários espaços: na política, na educação e na ciência, a presença de mulheres vem se intensificando em todo o mundo. Por outro lado, ainda há muito o que se conquistar em relação à igualdade de gênero, à segurança, à saúde e à educação de mulheres e de meninas em várias partes do mundo.

Na Universidade Estadual do Ceará, temos o orgulho de contar com a grande presença feminina na Instituição. Na Administração Superior, quatro das seis pró-reitorias são lideradas por mulheres. Elas também estão à frente da maioria das direções de Centros e de Faculdades, bem como nas coordenações de cursos de graduação e de programas de pós-graduação. Ainda, há forte presença feminina na chefia e na direção de Departamentos Administrativos, de Assessorias e de outros órgãos da Uece. São diversas professoras, pesquisadoras, servidoras técnico-administrativas e estudantes que compõem a nossa comunidade ueceana.

É por meio da produção de conhecimento que continuaremos trabalhando para a construção de uma sociedade com mais respeito e mais igualdade.

A Universidade Estadual do Ceará parabeniza todas as mulheres.

Neste dia, o Núcleo de Acolhimento Humanizado às Mulheres em Situação de Violência da Universidade Estadual do Ceará (NAH/Uece) participa de programação especial do Dia da Mulher na Casa da Mulher Brasileira. Pela manhã, a Prof.ª Teresa Esmeraldo, coordenadora do NAH/Uece, participou da mesa de abertura do evento. Nas demais atividades da manhã, estiveram presentes também as professoras Socorro Osterne (coordenadora adjunta do NAH) e Paula Brandão (curso de Serviço Social e Mestrado Acadêmico em Serviço Social – MASS/Uece). À tarde, a Prof.ª Zelma Madeira (NUAFRO/Uece) faz a mediação do debate “Violência Política de Gênero”. O NAH também estará presente na programação cultural do evento, com a apresentação da “Performance Cara Palavra”, encenada pelas bolsistas do Projeto de Iniciação Artística NAH Performa Pela Vida das Mulheres.
Toda a programação pode ser acessada no canal da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), no YouTube.

#DescreviPraVocê Card digital quadrado da UECE sobre o 8 de março de 2022. A peça tem um suave fundo lilás com flores de pétalas da mesma cor, porém num tom mais forte, dispostas formando o numeral 8, que preenche a metade esquerda da imagem. Do lado direito, há o texto em letras pretas, centralizado verticalmente: Que o respeito e a igualdade se façam presentes todos os dias. As palavras Respeito e Igualdade estão destacadas na cor branca sobre fundo lilás, no mesmo tom das pétalas. No rodapé, há flores espalhadas horizontalmente. No canto direito, há o brasão da Universidade Estadual do Ceará.