Dia Internacional da Mulher é celebrado neste 8 de março

8 de março de 2019 - 14:35 # #

O Dia da Mulher é celebrado internacionalmente com alegria pelas conquistas femininas alcançadas ao longo dos anos, sejam elas sociais, políticas ou econômicas. É uma data a ser lembrada com orgulho pelas mulheres. Contudo, há outro ponto na história que envolve esse dia – essas conquistas custaram vidas de mulheres que lutaram pelos direitos, pela igualdade social e pela não violência.

Ao levar em consideração a razão pela qual a data é comemorada, pode-se perceber que essa luta feminina persiste fortemente nos dias atuais. Essas lutas estão presentes em cada dia de trabalho, de estudo, de pesquisa, assim como na busca de salários iguais entre homens e mulheres, no basta ao feminicídio e no pedido de justiça por tantas vítimas de violência.

O Observatório da Violência Contra Mulher (Observem), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), acaba de realizar levantamento a partir de dois grandes veículos impressos de comunicação local. Na pesquisa, foram identificadas notícias de 105 casos de mortes durante o ano de 2018, em que meninas e mulheres entre 4 e 91 anos de idade foram vítimas não apenas por feminicídio, mas também por ciúmes, crimes passionais e outros motivos. Pelo menos 47 desses casos aconteceram na capital.

O Observem/Uece é um espaço de monitoramento das condições de vida da mulher cearense e da violência que se abate sobre elas. Trata-se de uma experiência de acompanhamento das políticas públicas e sociais desenvolvidas local e nacionalmente, principalmente no tocante a efetivação da Lei Maria da Penha e de todas as formas de discriminação contra as mulheres.

A Uece se une às mulheres no combate à violência com ações realizadas pelo Observem e também pelo Núcleo de Acolhimento Humanizado às Mulheres Vítimas de Violência (NAH), criado em 2017, que tem como objetivo acolher mulheres que possuem vínculo com a Universidade (estudantes, servidoras e professoras) que tenham sofrido algum tipo de violência no interior do campus e encaminhar essas vítimas aos setores competentes de atendimento psicológico e jurídico, se for o caso.

A todas as mulheres, especialmente às alunas, professoras e servidoras da Uece, parabéns por todas as conquistas e também por todas as lutas cotidianas.

Feliz Dia Internacional da Mulher!