Dia do Médico Veterinário é comemorado nesta terça-feira, dia 9

9 de setembro de 2014 - 14:12

No dia 9 de setembro é comemorado o dia de quem tanto se doa aos mais diversos tipos de animais. A data foi escolhida em virtude da criação de uma normatização para a atuação e ensino da profissão, em 1933, através do Decreto nº 23.133, pelo então presidente Getúlio Vargas.

Os médicos veterinários, cuja profissão é regulamentada pela lei 5.517, de 23 de outubro de 1968, podem atuar em áreas como clínica e cirúrgica de animais domésticos, silvestres e rebanhos, no manejo, na conservação e na reprodução de animais silvestres em cativeiro, nas indústrias, acompanhando a produção de produtos para animais, realizando o controle da saúde de rebanhos em propriedade rurais, fiscalizando os estabelecimentos que vendem ou reproduzem animais.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 75% das doenças que atingem as pessoas são de origem animal e que 60% dos vírus e bactérias encontrados no ser humano vêm dos animais. Dessa forma, pode-se dizer que o médico veterinário também é responsável pela saúde da população.

A Faculdade de Veterinária (FAVET) é a mais antiga da Universidade Estadual do Ceará (UECE), completando, este ano, 51 anos de existência. Em 1965, a FAVET foi transformada em autarquia estadual vinculada à Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Com a criação da UECE, em 1975, a autarquia foi extinta e a faculdade foi incorporada ao Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Além do curso de graduação, coordenado pelo professor Célio Pires Garcia, hoje a FAVET conta com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV), que nas duas últimas avaliações realizadas pela CAPES (triênios 2007-2009 e 2010-2012), recebeu nota 6 tanto para mestrado como doutorado, isto em uma escala que vai de 3 a 7.

A Universidade Estadual do Ceará parabeniza todos os profissionais da área, em especial, aos que fazem ou fizeram parte da UECE.