Dia do Médico é hoje, 18 de outubro

17 de outubro de 2012 - 08:15

Dezoito de outubro marca o Dia do Médico. A Universidade Estadual do Ceará (UECE) cumprimenta a todos que abraçam uma das profissões mais importantes para a humanidade, pois lida com essa dádiva maior, a vida.

O curso de Medicina da UECE comemora, em 2012, 10 anos de sua criação e formará, este ano, a quarta turma de médicos, em que o grande diferencial é formar um profissional com uma visão humanística, voltado não só para a saúde da população, como para o social do paciente. A UECE cumpre a máxima que diz: “a Medicina exige muito mais do que o conhecimento científico. Exige sensibilidade para olhar o homem como um todo, o que torna a relação médico-paciente mais humanizada”.

A resposta para essa performance veio, em 2011, por ocasião do último Exame Nacional de Desempenho do Ensino Superior (ENADE), em que o curso de Medicina da UECE destacou-se entre os demais do estado do Ceará, ficando em 1º lugar e, classificando-se na 13ª posição, no Brasil.

A Medicina da UECE conta com um Programa de Pós-Graduação, que inclui Mestrado em Saúde Pública e Doutorado em Fisiologia, Cardiologia e Saúde Coletiva. Em parceria com outras universidades, realiza, ainda, vários cursos de Pós-Graduação nas diversas áreas de saúde.

A data 18 de outubro foi escolhida como o dia do médico por ser consagrado pela Igreja a São Lucas, um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Lucas agregou vasto conhecimento e, além de médico era pintor, músico e historiador. Teria estudado Medicina em Antioquia. A tradição de ter Lucas como patrono dos médicos começou por volta do século XV.

A UECE, neste dia, parabeniza a todos os médicos, em especial, os que fazem parte de nossa comunidade acadêmica, os estudantes de Medicina, nossos futuros profissionais, e que tenham sempre o merecimento e respeito de todos.