Dia do Jovem – 13 de abril

11 de abril de 2014 - 17:44

No dia 13 de abril, domingo, comemora-se o Dia Mundial dos Jovens. Segundo a Assembleia Geral das Nações Unidas, jovens são pessoas na faixa etária de 15 a 24 anos de idade e representam mais de um terço da população mundial.

Em julho de 2010, foi aprovada a Proposta de Emenda Constitucional nº 65, conhecida como PEC da Juventude, após tramitar sete anos no Congresso Nacional. A Emenda inseriu o termo “jovem” no capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição Federal, assegurando ao segmento direitos que já foram garantidos constitucionalmente às crianças, adolescentes, idosos, indígenas e mulheres. O principal objetivo foi suprir essa lacuna da Constituição, atendendo a uma antiga reivindicação dos movimentos ligados à juventude.

alt

É nesta fase da vida em que se toma as decisões mais importantes na vida. Escolhas que irão delinear seu futuro. Uma delas é que profissão seguir.

Mais de 18 mil jovens escolheram a Universidade Estadual do Ceará (UECE) para iniciar sua vida profissional cursando um de seus 77 cursos de graduação.

O Censo Estudantil realizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UECE, no ano passado, junto ao alunato, traça um perfil acurado dos estudantes.

alt

A pesquisa, que foi respondida por quase 70% do total de alunos, mostra que os jovens de acordo com a definição da ONU respondem por 64,25% dos estudantes da UECE: 16,28% têm entre 15 a 19 anos, e 47,97% de 19 a 24 anos. A segunda faixa etária com a maior representatividade é de 25 a 29 ano, com 20,16%.

As jovens são maioria, com 58%, os garotos ficam com 48%. Do total destes jovens, pouco mais de 48% fizeram todo o ensino médio em escolas públicas e 44,11% todo em escola particular.

alt

A grande maioria é solteira, 81,97%, com os casados correspondendo a 11,94%, e 2,59% são solteiros e solteiras que estão vivendo com alguém. Com relação a filhos, 87,70% não os têm, 7,42% têm um e 3,19% têm dois.

Com relação à etnia, 37,46% se declaram branca, 47,11%, parda; 6,77% preta e 3,72%, amarela.

alt

A grande maioria destes alunos, 65,57%, desloca-se até os campi da UECE utilizando transporte coletivo, 15,24% utilizam carro próprio e os motoqueiros representan 7,74%.

Parabéns a todos os jovens de 15 a 24 anos, os quais, segundo Platão são, “dentre todos os animais selvagens, o homem jovem é o mais difícil de domar”.

Parabéns também a todos quantos assim se sintam, como Nelson Mandela, “Sinto-me um jovem de 50 anos”; afinal como disse o arquiteto, escritor e educador Frank Lloyd Wright “A juventude é uma qualidade, e não uma questão de circunstância”.