Dia da Saúde e Nutrição é comemorado em 31 de março

28 de março de 2014 - 19:34

Em 31 de março comemora-se o Dia da Saúde e da Nutrição. O objetivo da data é conscientizar a população para a importância da saúde e boa alimentação, levando as pessoas a pensar na sua própria saúde e seus hábitos alimentares. Também serve para que as instituições – públicas e privadas – pensem como podem contribuir para um desenvolvimento sustentável nessa área.

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) faz sua parte, oferecendo não apenas um curso de graduação, como também diversos outros de pós-graduação na área de nutrição e saúde.

Pioneiro no Ceará durante muito tempo, o Curso de Nutrição, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), foi criado no segundo semestre de 1977 e reconhecido em 1983, segundo a coordenadora do curso, professora Maria Rosimar Teixeira Matos, acrescentando que é uma graduação essencialmente feminina: conta com 290 alunos, dos quais 245 são do sexo feminino.

Quem  conhece bem a história do Curso de Nutrição da UECE é Ethel Fonseca Rocha, que é secretária do curso desde sua criação.

O curso de Nutrição é um dos mais procurados nos vestibulares da UECE. No último vestibular, 2014.1, quase duas mil pessoas se inscreveram para concorrer a 30 vagas; o que fez a concorrência chegar a 66 candidatos por vaga.

A UECE oferece ainda desde 2011 o Mestrado Acadêmico em Nutrição e Saúde (CMANS), com duas linhas de pesquisa: Nutrição e Saúde Coletiva e Alimentos e Nutrição.