Dia da Poesia é amanhã, 14 de março

13 de março de 2013 - 12:48

 

“Eu não disse ao senhor que não sou senão poeta?”, disse certa vez Carlos Drummond de Andrade. O poeta mineiro, nascido em Itabira em 1902 e morto em 1987, é quase a personificação da poesia. De saias e vestidos, a poesia brasileira tem na sua representante maior Cecília Meireles (1901-1964): “Não sou alegre nem sou triste; sou poeta”.

 

Fala-se aqui em poetas e seu ofício porque amanhã, 14 de março, é o Dia Nacional da Poesia, em homenagem ao baiano Castro Alves, considerado o maior poeta romântico brasileiro, nascido naquela data, no ano de 1847. A autor de O Navio Negreiro e de muitos outros poemas célebres, muitos dos quais têm como tema a escravidão negra, Castro Alves foi um fervoroso defensor do abolicionismo.

 

É comum supor que poesia tenha uma face apenas: a de rimas. Não é à toa que há pessoas que digam que não gostam de poesia. Versos que não rimam são chamados de versos brancos.

 

 

Nada mais longe da verdade supor que poesia está circunscrita às palavras. Em abril de 1936, poucos meses antes de morrer, o menestrel da Andaluzia Federico Garcia Lorca disse:

 

La poesía es algo que anda por las calles. Que se mueve, que pasa a nuestro lado. Todas las cosas tienen su misterio, y la poesía es el misterio que tienen todas la cosas.

 

Já que cruzou-se mares, vale informar que existe um Dia Internacional da Poesia: 21 de março, instituído pela Unesco, com o intuito de difundir e valorizar a poesia

 

 

A Universidade Estadual do Ceará oferece Cursos de Letras em quatro de suas unidades acadêmicas: Centro de Humanidades, em Fortaleza; Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), em Limoeiro do Norte; Faculdade De Educação, Ciências E Letras de Iguatu (FECLI), e Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), em Quixadá.

 

O Centro de Humanidades oferece ainda seis Cursos de Pós-Graduação em Letras. São duas especializações, uma em Língua Portuguesa e a outra em Tradução; um Mestrado Profissional em Letras e Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada, e um Doutorado em Linguística Aplicada, além de oito grupos de pesquisa.