Dia da Matemática é comemorado em 6 de maio

3 de maio de 2013 - 13:04

alt src=https://www.uece.br/uece/images/stories/malba01.jpg

No dia 6 de maio comemora-se o Dia Nacional da Matemática. A data foi escolhida para homenagear Malba Tahan, pseudônimo do professor de Matemática Julio César de Mello e Souza, que nasceu no Rio de Janeiro, em 1895, e faleceu em 1974, no Recife, aos 79 anos.

Ele escreveu mais de uma centena de livros sobre Matemática Recreativa, Didática da Matemática, História da Matemática e Literatura Infanto-juvenil. Seus livros ensinam conceitos de Matemática e mostram que a disciplina pode ser uma divertida e desafiante aventura quando estudada de forma dinâmica e criativa. Daí ele ter recorrido a aventuras misteriosas, com beduínos, xeiques, vizires, magos, princesas e sultões. Sua obra mais famosa é “O Homem que Calculava”, que foi traduzido para doze idiomas.

A data foi instituída em 2004, pelo projeto de Lei n. 3.482/2004, de autoria da deputada professora Raquel Teixeira e foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Educação e Cultura. Desde 2008 encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça para homologação final que institui o dia 6 de maio como o Dia Nacional da Matemática.

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) oferece Licenciatura em Matemática em quatro de suas unidades acadêmicas – Centro de Ciências e Tecnologias (CCT), no Campus do Itaperi, em Fortaleza; Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), em Limoeiro do Norte; Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), em Quixadá, e na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI).

A UECE oferece, por intermédio da Secretaria de Apoio às Tecnologias Sociais (SATE), do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), Licenciatura em Matemática, nos polos de Barbalha, Caucaia, Mauriti, Piquet Carneiro e Quixeramobim.

Enfatizando a missão da UECE na formação de professores, também oferece o Curso de Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT), como parte de rede nacional induzida, financiada e coordenada pela CAPES e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).