Dia 8 de março marca aniversário de morte de César Lattes

7 de março de 2013 - 15:55

 

 

O dia 8 de março marca o aniversário de morte de Cesare Mansueto Giulio Lattes, que ficou conhecido como César Lattes. Vítima de uma parada cardíaca, o físico e pesquisador “ foi um dos líderes da geração de ouro que revolucionou o estudo da física no Brasil”, como asseverou a Folha de S Paulo, ao anunciar sua morte, em 2005, em Campinas. Ele tinha 80 anos.

 

César Lattes tornou-se um ícone na produção científica mundial e um símbolo, para o Brasil, que serviu de inspiração e estímulo para as gerações seguintes. Mas suas contribuições não se restringiram ao meio acadêmico.

 

No período de 1945 e 1956, houve uma forte interseção entre ciência e política. Os pesquisadores tinham a noção de que a ciência, para progredir, tem que partir de preceitos políticos capazes de arregimentar apoio logístico e financeiro em questões estratégicas para o desenvolvimento nacional.

 

Em 1946, criou o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) como o primeiro centro independente para pesquisa em física, agora ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia. As suas participações perante organizações de fomento a pesquisa também foram decisivas como integrante da comissão responsável pela instituição do CNPq.

 

 

Clique aqui e saiba mais sobre César Lattes.