DETIC/UECE inicia diálogo com a comunidade para discutir sistema acadêmico

14 de junho de 2021 - 14:16 # #

Na busca por soluções de TI modernas que atendam de forma integrada às demandas crescentes das diversas áreas acadêmicas da UECE, o Departamento de Tecnologia de Informação e Comunicação (DETIC) vem amadurecendo o projeto de substituição do atual sistema acadêmico de cursos de graduação. Algumas limitações do sistema atual, como problemas de escalabilidade, isto é, o sistema não suporta uma grande quantidade de acessos simultâneos, integração com outros sistemas e principalmente acessibilidade por parte dos usuários, tem dificultado cada vez mais a realização efetiva das tarefas por parte dos diversos setores envolvidos nos processos acadêmicos.

Neste cenário, o DETIC, com o apoio da administração superior da Universidade, está promovendo encontros com os diretores de Centro e Faculdade, Pró-Reitoria de Graduação e fórum de coordenadores para discutir esta iniciativa. A partir dos encontros, foi definido um comitê integrado por representantes de cada um desses setores com objetivo de mapear e redesenhar os processos e elencar os requisitos e funcionalidades do novo sistema. Como resultado deste trabalho inicial é esperado chegar em uma especificação detalhada das necessidades que o novo sistema deverá atender.

Paralelamente, em breve, o DETIC disponibilizará acesso a alguns serviços do atual sistema, principalmente consultas e relatórios via web, o que facilitará sobremaneira o trabalho remoto, principalmente o trabalho de coordenadores de curso.