Depois de esclarecer as dúvidas, agora é a vez de esterilizar cães e gatos

4 de julho de 2012 - 18:49 #

Depois de uma manhã inteira para esclarecer as dúvidas sobre leishmaniose canina e posse responsável de animais, a Faculdade de Veterinária (FAVET) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), torna realidade uma proposta mais ousada: um dia para esterilizar cães e gatos do Campus do Itaperi, de seu entorno e os que por aqui chegarem. Segundo o diretor da FAVET, professor Célio Pires Garcia, falta agendar o dia, cuja previsão aponta para segunda quinzena deste mês de julho.

Já o evento “A Veterinária veio à Praça, pela saúde de todos”, voltado para esclarecer as dúvidas, ocorreu na manhã do último dia 22 de junho. Nem a chuva, de mais de 140 mm ocorrida naquela data, impediu que os cerca de 30 alunos do sexto semestre do curso de Medicina Veterinária da Uece distribuíssem quase dois mil folhetos, entre folders e panfletos, com informações sobre posse responsável de animais e, principalmente, leishmaniose canina.

A professora Verônica Campelo, da disciplina Doenças Parasitárias da FAVET, que coordenou o evento “A Veterinária veio à Praça, pela saúde de todos”, explicou que três dos folhetos distribuídos são resultados de trabalhos dos próprios alunos, que serviram para a nota final do semestre 2012.1 do curso de Medicina Veterinária. Dois dos folders distribuídos têm os seguintes títulos: “Leishmaniose: mantenha essa ameaça longe de sua casa!!!”; e “Não maltrate: Adote”. Estiveram presentes também, nessa promoção, o diretor da FAVET, Célio Pires Garcia, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, José Maria dos Santos Filho, representantes dos parceiros do evento, professores do curso de Medicina Veterinária, entre outros.

Os estudantes, autores dos folders distribuídos, celebraram o sucesso da primeira campanha. Victor Galindo, Tainá Peixoto e Natália Carioca falaram da iniciativa dos alunos ao elaborarem trabalhos destinados a orientar o público sobre os cuidados com a leishmaniose canina, o maltrato de animais e posse responsável de animais. Victor Galindo falou do papel dos estudantes na campanha do dia 22 de junho, e deu uma boa explicação sobre prevenção do mosquito Phlebotomus, popularmente conhecido como mosquito palha. Lembrou do que se deve fazer para evitar a reprodução desse mosquito, que é muito rápida, como, por exemplo, cuidados com restos orgânicos, principalmente, saber acomodar o lixo.

Fonte / Informação: Na FAVET, professora Verônica Campelo, no 3101-9913