DETIC/UECE lança tutorial sobre sistema de eleições remotas

31 de maio de 2021 - 15:06 # # #

O Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DETIC) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) disponibiliza novo serviço para a comunidade acadêmica, o Helios Voting. O sistema possibilita a realização de eleições de forma remota via Internet e poderá ser utilizado para os diversos processos de consulta à comunidade universitária.

O sistema foi desenvolvido originalmente por um pesquisador do grupo de criptografia e segurança da informação do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), mas é disponibilizado publicamente como software livre, permitindo a sua personalização para uso nos mais diversos órgãos e instituições científicas e profissionais. No Brasil, inúmeras instituições de ensino superior têm adotado o Helios em suas eleições internas, tais como a USP, Unicamp, UFMG, entre outras.

O Helios protege o segredo do voto através do uso de criptografia homomórfica de forma que é possível computar o resultado final de uma eleição sem que seja necessário ter acesso ao voto individual de cada eleitor. O sistema garante a rastreabilidade uma vez que cada eleitor tem um código rastreável de seu voto, o que impede que possa ser alterado ou excluído. O código totalmente aberto do sistema possibilita a comprovação e auditoria em relação aos cálculos e processos implementados.

A partir da versão disponibilizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o DETIC realizou a implantação e teste do sistema, e implementou as adaptações necessárias para a sua utilização na UECE. De acordo como o Diretor do Detic, professor Francisco Oliveira, conhecido como professor Fran, “Trata-se de um sistema amplamente utilizado por diversas universidades, cuja adoção pela UECE marca o início de uma nova era do Detic, quando buscaremos entregar mais serviços tecnológicos à comunidade acadêmica. ”

A participação na consulta eleitoral é viabilizada através do email institucional. Neste sentido, é necessário que os eleitores, sejam estudantes ou servidores, estejam com o cadastro atualizado.

O DETIC informa que o sistema Helios poderá ser utilizado pelos diversos setores da Universidade que contemplem nas suas Resoluções a modalidade de eleição remota. Para isso, as solicitações para utilização do sistema deverão ser encaminhadas através da abertura de chamado na Central de Atendimento do DETIC (https://www.uece.br/proplan/detic/servicos-detic/central-de-servicos/).

CLIQUE AQUI e assista ao vídeo tutorial sobre o funcionamento do sistema Helios Voting.