Demandas de extensão no diálogo com a comunidade

12 de maio de 2014 - 11:39

A extensão universitária atua no sentido de realimentação do processo ensino/aprendizagem, bem como de estimular o desenvolvimento da pesquisa e o intercâmbio e mobilidade de discentes e docentes em diferentes níveis local.

Perpassa, também, a extensão universitária, cursos e grupos de pesquisa, e em articulação com seus respectivos programas, projetos e eventos busca alcançar a coletividade e envolver instituições públicas ou privadas, no cumprimento de planos específicos.

Trata-se, então, de uma atividade acadêmica capaz de imprimir um novo rumo à universidade e de contribuir significativamente para a transformação da sociedade.

Pensar a extensão universitária na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e no contexto de uma necessária redefinição do papel da universidade pública implica, dentre outros aspectos, que os interesses sociais sejam articulados, prioritariamente, com os grupos sociais que não têm poder para colocar o conhecimento técnico e especializado a seu serviço.

Significa dialogar criticamente com as comunidades, valorizando seus saberes e incorporando seus problemas e demandas a processos de produção de conhecimento e de intervenção socialmente referenciados, a fim de garantir o acesso das populações, principalmente das excluídas, a bens culturais, científicos, econômicos, artísticos e tecnológicos.

Com base nestes pressupostos, busca-se desenvolver as ações extensionistas da Universidade enquanto processos educativos, culturais e científicos que articulam, de forma indissociável, o ensino e a pesquisa e viabilizam a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. A ação extensionista possibilita assegurar o cumprimento da missão de responsabilidade social e, ao mesmo tempo, propiciar à comunidade acadêmica a oportunidade de elaboração da práxis a partir da realidade social.

alt

Para atender o preconizado, a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UECE lançou três chamadas públicas: a de nº 014, para projetos de extensão envolvendo 200 bolsistas; a 017, para projetos de iniciação artística para 60 bolsistas, e a 018, para a Orquestra Sinfônica da UECE, para 65 bolsistas.

Como resultado foram apresentados 72 projetos de extensão, oito de grupos de iniciação artística e um projeto da Orquestra Sinfônica, além de projetos de demanda permanente de iniciativas expontâneas de professores e alunos.