Defender a universidade pública é defender a soberania nacional, afirmou vice-reitor em Colação de Grau

21 de agosto de 2019 - 11:19 # # #

Em um momento em que as universidades públicas e os direitos dos cidadãos são atacados, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) segue em frente com sua missão de produzir e disseminar conhecimentos e formar profissionais para promover o desenvolvimento sustentável. No último dia 13 de agosto, a Uece fechou o ciclo de cerimônias de Colação de Grau 2018.2 com a formação de 119 profissionais.

“Colar grau em uma universidade pública em um momento tão crítico da vida nacional, exige de todos vocês um compromisso profissional e social ainda maior com o presente e o futuro de nosso país”, falou o presidente da solenidade, vice-reitor Hidelbrando Soares, para os concludentes.

Com o novo compromisso que deve ser assumido pelos formandos, o vice-reitor os convocou para defender a universidade pública. “Isso exige de vocês um compromisso ético e político com a defesa desta instituição, pois defender a universidade pública é defender a soberania nacional”.

E continuou. “Não há soberania nacional sem domínio do conhecimento, da tecnologia e da capacidade de inovação permanente, e este protagonismo no Brasil é da universidade pública… Nós acreditamos que vocês estarão com a gente nessa luta”, concluiu professor Hidelbrando.

Os mais de 100 formandos na cerimônia eram dos cursos de Geografia, Ciências da Computação e Química, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT); de Letras Português, Letras Inglês, Letras Português Francês, Filosofia, História, Ciências Sociais e Psicologia, do Centro de Humanidades (CH); de Pedagogia, do Centro de Educação (CED); de Serviço Social, Ciências Contábeis e Administração, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa); e de Educação Física, do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Os formandos eram também dos cursos ofertados pela Uece na modalidade Educação a Distância (EaD), de Geografia, nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Caucaia, Jaguaribe, Brejo Santo, Quixeramobim e Itapipoca; Administração Pública dos polos UAB de Jaguaribe, Brejo Santo e Quixeramobim; e Computação, dos polos de Caucaia e Beberibe.

A concludente do curso de Serviço Social, Alyne Barbosa Jales, é um exemplo de um dos principais públicos que precisam da Uece, o estudante que é também trabalhador. Ela fala do quanto o momento da colação de grau foi especial. “É um processo de superação, pois a gente lembra de tudo que passou até chegar aonde estamos agora, que é neste momento tão simbólico… Se formar por uma universidade pública neste país é um processo muito difícil porque, como a gente sabe, não existe uma vaga para todas as pessoas, então, é uma luta para entrar e uma luta maior ainda para sair quando você é um estudante trabalhador, que tem também outras prioridades”, finalizou a jovem.

Estiveram também presentes na mesa principal da cerimônia a pró-reitora de Graduação, Mônica Duarte Cavaignac; o diretor do CCT, Luciano Cavalcante; o diretor do Cesa, Vladimir Spinelli; a diretora do CH, Adriana Barros; o coordenador da Sate/UAB, Fábio Castelo Branco; o coordenador do curso de Ciências da Computação (UAB), Paulo Henrique Maia; a coordenadora do curso de Psicologia, Laysa Mendes; a coordenadora do curso de Administração, Cora Franklina; a vice-coordenadora do curso de Geografia, Tereza Vasconcelos; a vice-coordenadora do curso de Química, Evanise Frota; e o representante da Coordenação do curso de Ciências Sociais, Wellington Ricardo Macial.