Decofin irá aperfeiçoar gestão financeira utilizando sistemas eletrônicos do Governo

22 de janeiro de 2013 - 12:16

O Departamento de Contabilidade e Finanças (Decofin), ligada à Pró-Reitoria de Administração (PROAD), da Universidade Estadual do Ceará, teve como principal desafio em 2012 viabilizar a gestão financeira da Universidade, em permanente parceria com a Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ), durante os cinco meses em que a instituição esteve com as contas bloqueadas e sequestráveis, pela Justiça do Trabalho, em decorrência da questão trabalhista do piso salarial docente.

O Decofin, segundo a diretora Lúcia Maria de Souza, fez um profundo e extensivo levantamento sobre  as várias taxas cobradas e recolhidas pela UECE. O órgão também  reconheceu a insuficiência do controle mantinha sobre a celebração de convênios e contratos, apoiando,  desta maneira, a criação de um núcleo na Procuradoria Jurídica (PROJUR) especificamente para este fim.

“Tudo que for relacionado à celebração de convênio e contratos está sob a responsabilidade do  Núcleo de Contratos e Convênios. Cabe ao Decofin, o acompanhamento destes convênios e a prestação de contas”, explicou a diretora.

Outro grande feito da Decofin foi o dimensionamento e a redução significativa do déficit previsto do custeio e a transferência de restos a pagar para 2013.

Para 2013, o órgão irá aperfeiçoar a gestão financeira  da UECE, utilizando os sistemas eletrônicos  do Governo do Estado. Tem como meta também reestruturar a contabilidade, em número de servidores, por conta de aposentadorias de seus servidores.  Além disso, deverá implantar um novo processo de recolhimento de taxas da Universidade, através do Documento de Arrecadação do Estado (DAE), seguindo orientações da SEFAZ.