Debate marca os 130 anos da “Greve dos Jangadeiros” e destaca a figura de “Dragão do Mar”

28 de agosto de 2011 - 23:16 #

 

 

Francisco José do Nascimento, Dragão do Mar ou Chico da Matilde, foi o líder dos jangadeiros nas lutas abolicionistas. Nasceu no dia 15 de abril de 1839, há 160 anos, em Canoa Quebrada, Aracati.

 

 

O curso de História da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e o Mestrado Acadêmico em História (MAHIS/UECE) homenageiam nesta segunda-feira (29/08), o cearense Chico da Matilde, o “Dragão do Mar”, cujo nome de batismo era Francisco José do Nascimento. Para marcar os 130 anos da “Greve dos Jangadeiros, que ocorreu no dia 30 de agosto de 1881, momento que consagrou o movimento abolicionista cearense, destacando a figura de “Dragão do Mar”, os dois cursos realizam uma Mesa Redonda às 18h30, no Auditório Paulo Petrola da Reitoria da Uece, com o tema “Greve dos jangadeiros: história, mito e memória”.

Segundo o professor Gleudson Passos Cardoso (Curso de História e MAHIS\ UECE), a iniciativa tem como objetivo, mostrar para o mundo a historia do Ceará e seus diversos atores. Essa edição é a primeira de uma série, reforça, pois a história do Ceará, com suas personagens, precisa ser contada.   

Outro objetivo deste debate é provocar a comunidade acadêmica sobre um tema ainda nebuloso para a historiografia cearense, tendo em vista as práticas, mitos e narrativas dos acontecimentos que ocorreram a partir do 30 de agosto de 1881. Este momento, que evidenciou Francisco Nascimento, o “Dragão do Mar”, na história local e nacional, integra memórias e controvérsias sobre a atuação dos diferentes agentes sociais na luta em prol da emancipação dos cativos na antiga província do Ceará, bem como no Brasil durante o final do Império.

 

Serviço:
Data: 29\ agosto\ 2011 (segunda-feira)
Local: Auditório Paulo Petrola (Reitoria UECE)
Horário: 18h30

Coordenação:
Prof. Ms. Hilário Ferreira (Faculdade Ateneu)
Profa. Ms. Patrícia Pereira Xavier (MPPPC-IPHAN)
Prof. Dr. Gleudson Passos Cardoso-Curso de História e MAHIS\ UECE

Informações: 3101-9611 (MAHIS)