Cursos do Centro de Humanidades encerram Calendário de Colação de Grau 2012.2

30 de janeiro de 2013 - 17:34 #

O Calendário de Colação de Grau da Capital, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), foi encerrado na última sexta-feira (25/01), com 108 concludentes dos cursos de Psicologia, História, Filosofia, Ciências Sociais, Música e Letras/Português; Letras/Espanhol; Letras/Francês; Letras/Inglês, cursos pertencentes ao Centro de Humanidades. A solenidade ocorreu às 19 horas, na Fábrica de Negócios, do Hotel Praia Centro. A cerimônia de Outorga de Grau foi presidida pelo Reitor da UECE, professor Jackson Sampaio. Nesta solenidade, a UECE formou sua primeira turma do curso de Psicologia.

Em seu discurso, o Reitor Jackson Sampaio, enfatizou a importância dos cursos da área de humanas, produtores de conhecimento crítico, em desenvolvimento, no ocidente, desde o mundo grego, baseado na religião, na arte e na filosofia.  A filosofia abrigou dimensões que desdobram a lógica, a ética, a medicina, a política, a antropologia, a sociologia e a psicologia. Sampaio destacou ainda, que, sem as humanidades, seria impossível formar as demais especialidades. Para nós que fazemos a UECE, é uma grande vitória formar profissionais aptos ao mercado de trabalho, com discernimento crítico e dimensão intelectual.

A Pró-Reitora de Graduação da UECE, professora Marcília Chagas Barreto, comunica aos novos profissionais, que de acordo com o Calendário da PROGRAD, serão entregues no dia 18 de fevereiro, os diplomas dos cursos de Filosofia e Música, e, no dia seguinte, 19 de fevereiro, será a vez dos cursos de Ciências Sociais, História e Letras/Habilitações.

A oradora docente da cerimônia foi a professora Fátima Maria Leitão Araújo, do curso de História, e também, Procuradora Educacional Institucional da UECE. O orador discente foi o formando Antonio Dário Lopes, do curso de Psicologia. A concludente, também do curso de Psicologia, Claúdia Ávila Danzi fez a leitura do juramento.

O Quinteto de Sopro da Orquestra Sinfônica da UECE abrilhantou a noite, com belíssima apresentação musical, como a ária “Habanera”, da ópera “Carmem”, de Bizet, emocionando a todos os presentes.

A UECE, nos seus 37 anos de existência, já diplomou 56.804 profissionais.

Estavam presentes, na solenidade de Outorga de Grau, além do Reitor, Jackson Sampaio, o Vice-Reitor, Hidelbrando dos Santos Soares, o Secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e de Combate a Fome, do Município de Fortaleza, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, neste ato, representando o Prefeito, Roberto Cláudio Bezerra, a Reitora do Centro Universitário Estácio do Ceará, Ana Flávia Alcântara Rocha Chaves, a Pró-Reitora de Graduação, Marcília Chagas Barreto, a Diretora do CH, Letícia Adriana Pires dos Santos, o Vice-Diretor do CH, Eduardo Triandópolis, o Diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados, Vladimir Spinelli, o Diretor do Centro de Educação, Albio Sales, a Diretora de Pesquisa no exercício da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Célia Sampaio, a Ouvidora da UECE, Fracimá Campos Rocha, os professores João Tadeu de Andrade, Osterne Nonato Maia Filho, Francisco Artur Pinheiro, Coema Escórcio Athayde Damasceno, os familiares e os convidados dos concludentes.