Cursos de Serviço Social e de Psicologia da Uece atingem nota máxima no Enade

11 de outubro de 2019 - 13:41 # #

O curso de Serviço Social, vinculado ao Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), e o curso de Psicologia, ligado ao Centro de Humanidades (CH), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), obtiveram nota máxima (5) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), de 2018.

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

A coordenadora do curso de Serviço Social, professora Paula Fabrícia Brandão, comemora. “O Enade avaliou apenas 6% dos cursos com nota máxima 5, e ficamos felizes, como docentes e discentes do curso de Serviço Social, por fazermos parte desse grupo seleto”. E destaca que a conquista aconteceu mesmo “em um cenário difícil para a Universidade, de limites e cortes de bolsas, pois nos unimos na intenção de participar desse processo e transformar o resultado em possíveis benefícios para a nossa graduação”.

A coordenadora do curso de Psicologia, professora Layza Castelo Branco, ressalta que o resultado alcançado é resposta de “esforços coletivos de professores e alunos”. A docente explica que os professores, efetivos e substitutos, muito contribuem com o crescimento do curso. “Quase todos os nossos professores efetivos coordenam laboratórios ou projetos de extensão, o que faz com que o conhecimento circule para além da sala de aula. (…) temos recebido também grande contribuição dos professores substitutos, pois são pessoas qualificadas, aprovadas em nossas seleções que são muito criteriosas”.

Professora Laysa fala ainda dos esforços dos estudantes, considerando que muitos são oriundos de escolas públicas, de baixa renda. “Temos alunos que possuem histórias de vida difíceis, e muitos deles se mantêm na universidade com bolsas de permanência. (…) São alunos esforçados, participativos, dedicados, apaixonados pelo curso, e isso faz muita diferença”.

Em 2018, 345 alunos da Uece participaram do Enade, o que representa 35% a mais sobre o Enade de 2015.

A Uece parabeniza seus estudantes, professores, coordenadores de cursos e diretores de Centros por mais essa conquista.