Cursos de Química e Física avançam no Ranking Universitário Folha

17 de setembro de 2015 - 12:00

Os cursos de Licenciatura Plena em Química e Licenciatura e Bacharelado em Física do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), registraram avanços em suas classificações no Ranking Universitário da Folha (RUF) 2015. O curso de Química, que em 2014 estava em 33º lugar, alcançou este ano a 19ª posição, e Física, a 13ª colocação geral.

Os dados são do jornal Folha de São Paulo, que divulgou nesta semana o resultado referente ao ano de 2015 de seu já tradicional ranking de classificação das universidades brasileiras. Foram analisadas 192 universidades a partir de indicadores de pesquisa, inovação, internacionalização, ensino e mercado, classificando-as por desempenho global, por segmento acadêmico e cursos. O RUF tem se consolidado como o equivalente para o Brasil do ranking global produzido pela revista londrina Times Higher Education Supplement (THES).

De acordo com o professor da Uece, André Herzog, com o avanço, “o curso de Química se torna o melhor posicionado no país ofertado por uma universidade estadual, depois da USP e UNICAMP, que ocupam respectivamente a 1ª e 2ª posições do ranking. Este resultado supera tradicionais cursos de Química ofertados por Universidades Estaduais e Federais”.

O ranking dos cursos de Química examina no total 21 diferentes modalidades de cursos, como: Química Tecnológica, Industrial, Ambiental, Forense, Biotecnológica, Bioquímica, Material, Alimentos e Petróleo, dentre outros.

Já o curso de Licenciatura e Bacharelado em Física da Uece também alcançou resultado similar, registrando a 13ª posição geral, que o situa, similarmente, como o melhor posicionado no país ofertado por uma universidade estadual, depois da USP e UNICAMP. Os demais cursos do CCT: Geografia (19ª), Matemática (26ª)  e Ciências da Computação (28ª) também alcançaram posições de destaque.

O Ranking de cursos examina cada uma das 40 carreiras com mais ingressantes no país, baseado na análise de indicadores de ensino como: nota no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), qualificação e dedicação dos docentes, levantamento direto junto a avaliadores do MEC/INEP, e na perspectiva do mercado de trabalho, através de consulta a 2.222 profissionais de recursos humanos de empresas.

Os resultados detalhados podem ser consultados no site do RUF.