Cursos de Informática da UECE capacitam para o mercado trabalho

13 de janeiro de 2009 - 17:29 #

As inscrições para os cursos do Programa de Informática (PROINFO) de 2009, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), estão abertas até o dia 19 de janeiro. O curso é destinado ao público de qualquer idade. Os interessados podem obter informações na Secretaria do Proinfo, ou pelo telefone 3101.9766, no Campus do Itaperi, onde receberão o formulário para pagamento da taxa de inscrição. Além de Sistemas Operacionais como Editores de Textos, Planilhas Eletrônicas, Editor de Apresentações e Internet, em 2009 serão ofertados dois novos cursos: Manutenção e Montagem de computadores e Formação de Programadores.
Oferecidos pelo Proinfo há mais de 20 anos, os cursos de informática têm como objetivo preparar o cidadão para o mercado de trabalho, dando-lhe competência técnica para utilizar conhecimentos de informática, de acordo com as inovações ou aplicações tecnológicas, principalmente na atividade produtiva. Segundo reforça o diretor do CCT, prof. Jackson Sávio de Vasconcelos, o conteúdo dos cursos permite ao aluno o desenvolvimento de competências e habilidades que lhe facilita o acesso ao mercado de trabalho, além de atender as necessidades do indivíduo enquanto usuário de microcomputadores para o uso pessoal ou organizacional. Informa ainda o prof. Jackson, que o Proinfo acaba de passar por uma reforma em sua estrutura organizacional, bem como em suas instalações físicas, com a modernização das suas diversas salas de aula.
Na atualidade, a Informática é uma área que se insere em todos os ramos do conhecimento. É, portanto, de extrema relevância aprender um conjunto de ferramentas básicas de TI, que servirá aos vários segmentos da sociedade, como forma de garantir a inclusão digital e o acesso ao mercado de trabalho. O resultado é a operacionalização das novas formas de mídia, incluindo-se amenidades cotidianas e até de lazer, cultura e entretenimento.