Cursos da UECE contemplados em novos editais da Capes em parceria com Holanda

20 de setembro de 2013 - 11:00

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou quinta-feira, 19, os editais n° 68/2013 e n° 69/2013, referentes aos programas Capes/Nuffic e Branetec, respectivamente, ambos em parceria com a Holanda. Vários cursos da Universidade Estadual do Ceará (UECE) estão contemplados nos dois editais – em negrito abaixo.

Nuffic

O Programa CAPES/NUFFIC tem como objetivo selecionar projetos conjuntos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento, com especial foco nas áreas de Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências Médicas (Ciências da Saúde), Ciências Agrícolas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Artes, com vistas ao intercâmbio científico entre Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e da Holanda, visando à formação de recursos humanos de alto nível nos dois países.

Branetec

O Programa CAPES/BRANETEC tem como objetivo apoiar projetos de parcerias institucionais universitárias exclusivamente em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio acadêmico em ambos os países e estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive com a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes.

As áreas contempladas são Ciências Exatas e da Terra: Física, Química, Biologia e Geociências; Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e tecnologias da informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria criativa; Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; Formação de Tecnólogos.

Os dois programas, de acordo com os editais, selecionarão até dez projetos, com o início das atividades no ano de 2014, podendo o quantitativo ser alterado mediante interesse das duas agências e disponibilidade orçamentária.

As inscrições de ambos os programass deverão ser feitas pelo coordenador da equipe, exclusivamente pela internet, até as 18 horas do dia 14 de novembro de 2013, horário oficial de Brasília, mediante o preenchimento do formulário de inscrição e o envio de documentos eletrônicos.