Cursos da área da Saúde discutem formação para o SUS

25 de setembro de 2015 - 12:21

Integrar as áreas da saúde em prol do melhor atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Foi com esse objetivo que Centro de Ciências da Saúde (CCS) promoveu, no dia 16 de setembro, a I Oficina Pró-Saúde da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

O evento é o primeiro de uma série de oficinas que dará oportunidade a discussões e práticas para uma formação mais integrada entre os estudantes que, no futuro, trabalharão no SUS. A Oficina reuniu coordenadores e professores dos cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia e Serviço Social da Uece, além de alunos bolsistas do Programa de Educação Tutorial da Saúde (PET-Saúde).

“Quando temos profissionais da saúde trabalhando juntos, a qualidade de vida dos pacientes melhora. Nossa intenção é reorientar o processo de formação, de modo a oferecer à sociedade equipes multidisciplinares de profissionais habilitados para responder às necessidades da população e à operacionalização do SUS”, explicou a diretora do CCS, professora Gláucia Posso Lima.

Uma das ideias propostas nas oficinas é que os alunos dos diversos cursos da área da Saúde da Uece passem a frequentar uma nova disciplina juntos, cuja temática central giraria, principalmente, em torno do SUS. De acordo com a diretora do Centro, isso traria para os estudantes a oportunidade de abordar de maneira conjunta os processos saúde-doença e de promoção da saúde, além de debater particularidades a respeito da atuação no contexto do SUS.

A próxima Oficina do Pró-Saúde acontecerá no dia 5 de novembro e dará seguimento aos debates e grupos de trabalho que buscarão novas estratégias de integrar a formação para o SUS.