Curso Percursos Formativos em Fotografia expõe catálogo virtual

17 de novembro de 2021 - 14:48 # # #

O curso Percursos Formativos em Fotografia: exercitando o olhar em tempos de ensino remoto, promovido pela Pró-reitoria de Políticas Estudantis (Prae), e ocorrido em agosto deste ano teve como resultado final a criação de catálogo virtual com as obras fotográficas e textos produzidos pelos alunos do curso.

As obras expressam o olhar dos alunos acerca do cotidiano em tempos de isolamento social e ensino remoto por meio da linguagem fotográfica, representando escolhas pessoais, construídas a partir da percepção e da sensibilidade de forma individual. A exposição reúne 23 obras produzidas por alunos e servidores da Uece, da capital e do interior. As imagens foram selecionadas, organizadas e inseridas no catálogo acompanhadas de textos e de excertos que refletem parte do processo criativo de desenvolvimento das obras.

Herlane Cabral da Silva – Discente de Geografia – campus Itaperi

O curso teve duração de 20 horas e visava explorar a fotografia enquanto arte, expressão da identidade e registro da memória através da apresentação de aspectos básicos da fotografia e da linguagem fotográfica, com foco na fotografia de celular. Ao mesmo tempo, busca sensibilizar o olhar dos alunos e dos servidores da Uece, estimulando a reflexão crítica sobre seu cotidiano em tempos de ensino remoto e sua expressão através da linguagem fotográfica.

“Acreditamos que, por meio da fotografia, podemos expressar significados, representações e memórias. No contexto do aparente vazio que encontramos em tempos de isolamento social e ensino remoto, procuramos apurar a percepção e a sensibilidade de nossos alunos, permitindo-os enxergar a beleza em cenas cotidianas, percebendo o que se parece invisível em meio a rotina diária”, ressalta o coordenador do curso, professor André Accioly.

Acesse aqui catálogo completo.