Curso de Terapia Ocupacional da Uece completa um ano

24 de junho de 2020 - 18:11 # # # #

Foi em 24 de junho de 2019 que aconteceu a aula inaugural da primeira turma do curso de Terapia Ocupacional (TO) da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Esse é o primeiro curso de graduação na área oferecido em uma universidade pública cearense, com cinco anos de formação.

Ao completar um ano nesta quarta-feira (24), a turma, coordenada pela professora Cleide Carneiro, é formada por 37 alunos que seguem para o terceiro semestre.

Para a vice-coordenadora Lucyla Landim, a experiência vem sendo positiva. “O curso de Terapia Ocupacional começou bem, com todas as disciplinas previstas na matriz curricular para o primeiro ano do curso ministradas com êxito pelos professores, com a participação e dedicação dos alunos motivados”.

A estudante Juliana Moraes destaca sua satisfação em fazer o curso. “Neste dia em que o curso completa 1 ano na Universidade Estadual do Ceará posso contemplar com orgulho a forma com a qual ele está sendo construído, com todo empenho, carinho e dedicação dos docentes e discentes. Através desse curso pude abrir meus olhos para uma nova maneira de enxergar a saúde, o cotidiano, o fazer humano. Com nosso jeito singular de ser Terapia Ocupacional vamos trilhando neste caminho para futuramente colaborar com a saúde, levando nosso profissionalismo com muito amor para a sociedade”.

Com a formação de novos terapeutas ocupacionais, a Uece poderá contribuir atendendo às demandas do estado, favorecendo a diminuição de problemas como o tempo e custo de internações hospitalares; a probabilidade de sequelas físicas e/ou emocionais; os índices de reprovação escolar, comprometimento do desenvolvimento infantil na primeira infância o que acarretará problemas na adolescência e vida adulta; quadros depressivos, demenciais e outras comorbidades crônico-degenerativas ou não, presentes na população idosa; e outros.