Curso de Serviço Social da Uece promove Seminário sobre seus 65 anos

25 de junho de 2015 - 18:54 #

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Jackson Sampaio abriu na tarde da última quarta-feira, 24, prosseguindo nesta quinta-feira,25, no Auditório Central, no campus do Itaperi, o Seminário sobre os 65 anos de criação do Curso de Serviço Social, que discute sua História e Resistência. O evento é promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET/Serviço Social). Cerca de 250 pessoas participam do encontro, entre pesquisadores, professores e estudantes.

Em sua fala, o reitor Jackson Sampaio destacou a importância da realização do seminário, em que a “universidade se sente  feliz e orgulhosa em ter um curso da dimensão que é o de Serviço Social”, afirmou o titular da Uece.

alt

O Seminário traz como objetivo central a análise do surgimento, da profissionalização e institucionalização da profissão no Ceará, os desafios do contexto ditatorial e as dimensões contemporâneas da formação e trabalho profissional. A exposição possibilitará a apreensão dos participantes sobre os condicionamentos acadêmico-profissionais que a categoria enfrenta na atualidade, proporcionando traçar estratégias para o combate ao sucateamento da formação profissional, a precarização das condições de trabalho e a negação dos direitos sociais, humanos, políticos e civis dos usuários de serviço social.

O encontro conta com parceria dos Laboratórios Centro de Estudos do Trabalho e Ontologia do Ser Social (CETROS); Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Públicas e Exclusão Social (GEPPES); de Pesquisa e Estudos em Serviço Social (LAPESS); de Seguridade Social e Serviço Social (LASSOS); de Direitos Humanos Cidadania e Ética (LABVIDA); de Estudos e Pesquisas em Afrobrasilidade, Gênero e Família (NUAFRO); Núcleo de Pesquisas Sociais (NUPES) e Observatório da Violência contra Mulher (Observem).

Além desses já citados acima, o evento conta também com a parceria do Centro Acadêmico Livre de Serviço Social, da Coordenação do curso de Serviço Social da UECE e Serviço Social da Terra. Conta com apoio da Editora EdUECE, da Gráfica/Uece, Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) e Café Três Corações.

alt

Os presentes foram saudados com a brilhante apresentação musical da Orquestra Transversal da Uece, coordenada pelo professor Heriberto Cavalcante Porto, docente do curso de Música.

alt

Atuou como mestre de cerimônia, Janaina Oliveira da Silva – estudante do Curso de Serviço Social e bolsista do PET.

Ao comemorar seus 65 anos, o Bacharelado em Serviço Social da Uece, oferecido nos turnos diurno e noturno, conta com 771 alunos matriculados e é um dos cursos mais procurados pelos vestibulandos, de acordo com o Departamento de Ensino e Graduação (DEG), da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

alt

Além do reitor Jackson Sampaio participaram também da mesa de trabalhos do seminário, Eugênia Maria Araújo da Costa – Presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais no Ceará – SASEC; Profa Andréa Pereira Silveira – Representante da Pró Reitoria da Graduação e Interlocutora dos PETs da UECE; Profa. Elivânia da Silva Moraes – coordenadora do curso de Serviço Social da UECE; Prof. Estênio Azevedo – vice-presidente do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS; Raí Vieira Soares – Representante da Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social – ENESSO; Ana Rafaele Mascarenhas – representante do Centro Acadêmico Livre de Serviço Social – CALSS; o representante da Comissão Organizadora deste Seminário e Bolsista do Programa de Educação Tutorial – Pedro Henrique Almeida Bezerra. O evento contou também, com as presenças das pesquisadoras Maria do Socorro Osterne e Maria Helena de Paula Frota.