Curso de Serviço Social da UECE completa 60 anos.

24 de março de 2010 - 14:16 #

 

 

 

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) comemora hoje, quinta-feira, 25 de março, os 60 anos do curso de Graduação de Serviço Social, e 35 anos que pertence à UECE. A Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE), no ano de 1975, incorporou o curso ao Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) e em 1979, aconteceu à mudança do curso para o Campus do Itaperi, antes agregado a UFC. Finalmente o curso de graduação em Serviço Social ficou ligado a uma instituição pública estadual gratuita, seguindo a um processo de adaptação à estrutura universitária, sempre primando pela formação qualificada dos assistentes sociais, introduzindo e dinamizando projetos pedagógicos adaptados a realidade brasileira e do Ceará.

 

O curso de Serviço Social tem como missão, formar profissionais para intervir na questão social, bem como contribuir para a garantia dos direitos sociais, políticos e civis do cidadão. Sua direção e corpo docente estão atentos à formação social, ético-política e crítica dos alunos, conjugado às normas curriculares emanadas do MEC e da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS). A coordenadora do curso de Graduação, Irma Moroni da Silveira, informa que são oferecidas anualmente 160 vagas, respectivamente, distribuídas em 40 para cada turno (diurno, noturno), levando-se em consideração que a Universidade realiza dois vestibulares por ano.
 

A Universidade Estadual do Ceará, através de suas iniciativas e sempre pleiteando a qualidade no ensino, apóia o corpo docente do Curso de Serviço Social, por meio de atualizações e renovações pela busca da competência teórica e prática, para que desta forma possa capacitar seus profissionais a enfrentar as diversas situações da questão social. O curso conta com 34 professores, entre doutores, mestres e especialistas.

 

O corpo discente do curso é constituído por aproximadamente 850 estudantes, com o cumprimento de um Projeto Político-Pedagógico constituído em 8 semestres letivos. Os grupos de pesquisas, os laboratórios, o Programa de Educação Tutorial em Serviço Social (PET), o Liga Saúde, os Estágios e outros Grupos de Estudos, confirmam que o curso ocupa um lugar especial na UECE, buscando garantir a excelência acadêmica.

 

Os assistentes sociais desempenham um papel de desenvolvimento social de políticas públicas tanto na esfera da saúde, habitação, criança e adolescente, idoso, deficiente, meio ambiente, educação. Além de atuar nas Instituições Governamentais, Empresas, ONGs, Associações, Sindicatos, Movimentos Sociais, dentre outros.