Curso de Serviço Social completa 65 anos de existência

24 de março de 2015 - 17:48

Quando foi fundada em março de 1975, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) incorporou seis unidades de ensino superior existentes na época. Uma delas foi a Escola de Serviço Social de Fortaleza, que fora criada em 25 de março de 1950, tendo sido reconhecida pelo Decreto nº 39511, publicado no Diário Oficial da União (DOU), em 11 de julho de 1956.

Ao comemorar seus 65 anos, o Bacharelado em Serviço Social da UECE, oferecido nos turnos diurno e noturno, conta com 771 alunos matriculados e é um dos cursos mais procurados pelos vestibulandos, de acordo com o Departamento de Ensino e Graduação (DEG), da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). No Vestibular 2015.1, foram 26,75 concorrendo às 20 vagas matutinas e 21,85 disputando as outras 20 vagas da noite, como divulgou a Comissão Executiva do Vestibular (CEV).

Ainda segundo dados do DEG, de 1977 (não há dados oficiais anteriores a esta data) até 2014, 4.175 pessoas se formaram em Serviço Social pela UECE, curso pioneiro no Estado. Igualmente pioneiro foi o Curso de Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (CMASS), instituído em 2011, constituindo-se, assim, como o primeiro mestrado em Serviço Social do Ceará, após 60 anos da instalação do primeiro Curso de Graduação em Serviço Social.

Com Conceito 3 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o CMASS é um programa multidisciplinar por ser composto professores e pesquisadores nas áreas de Serviço Social, Sociologia, Educação, Saúde Públicas e Filosofia, e tem duas Linhas de Pesquisa: Estado, Questão Social e Serviço Social e Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais

Atualmente, o CMASS conta com cinco Grupos de Pesquisa: Estado, Questão Social e Serviço Social, liderado pelas professoras Aurineida Maria Cunha e Liana Brito de Castro Araújo; Relações Etnico-raciais: cultura e sociedade, liderado pela professora Maria Zelma de Araújo Madeira; Gênero, Família e Geração nas Políticas Sociais, liderado pelas professoras Maria do Socorro Ferreira Osterne e Maria Helena de Paula Frota; Políticas de Seguridade Social, Movimentos Sociais e Trabalho do Serviço Social, liderado pelas professoras Lúcia Conde de Oliveira e Irma Martins Moroni da Silveira; e Políticas Públicas e Exclusão Social, liderado pela professora Francisca Rejane Bezerra Andrade.