Curso de Português da UECE prepara também para concursos

4 de junho de 2009 - 15:36 #

O Centro de Humanidade (CH) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) está com inscrições, até o próximo dia 18, para o curso de Português – módulos I, II, III. Os interessados devem se dirigir ao CH, na Avenida Luciano Carneiro, 345, Bairro de Fátima, no horário de 9h30min às 12h e de 14h às 18h, na sala 37, de segunda a sexta-feira. O curso terá duração de três meses e o início das aulas está previsto para o dia 20 de junho, ministradas aos sábados, em dois turnos, pela manhã e à tarde.

Segundo Informa a coordenação do Centro de Estudos da Linguagem (CEL) do CH, alunos, ex-alunos, funcionários e filhos de funcionários de instituições públicas têm desconto de 50%. De acordo com o CEL, o investimento do curso, cuja carga horária é de 30h/aula, é de R$ 60,00 e deve ser depositado diretamente no caixa do banco (Bradesco, agência 0649-1, conta-corrente: 10899-5, favorecido: CEL).

O conteúdo programático do curso será dividido nos três módulos e inclui desde os ensinamentos básicos a questões mais elevadas da língua portuguesa. O Módulo I estudará Fonologia, fonema e letra; Vogais semivogais e consoantes; Encontros vocálicos, encontros consonantais, dígrafos e separação silábica; Acentuação, emprego do hífen; Ortografia: emprego do S, Z, C, Ç, SC, XC, SS, X, CH, E, I, O, U; Análise, emprego e correção dos tropeços mais comuns da língua portuguesa.

O Módulo II tem o seguinte conteúdo: Estrutura e formação de palavras; Processos de formação de palavras; Morfossintaxe do substantivo: flexão e função sintática (sujeito e complemento verbal); Morfossintaxe do artigo: emprego e função sintática (adjunto adnominal); Morfossintaxe do adjetivo: flexão, emprego e função sintática. O Módulo III consta de: Morfossintaxe do numeral: emprego e função sintática (adjunto adnominal); Morfossintaxe do pronome: classificação, emprego e função sintática (sujeito, adjunto adnominal complemento verbal, adjunto adverbial); Pronome substantivo; Pronome adjetivo; e Pronome adverbial.

Informações/contatos: 3086.9752 ou 3101.2030 (ramal 218), falar com Greyce, Máuria ou Ticiane.