Curso de Pedagogia da Uece completa 69 anos

22 de abril de 2016 - 17:00

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) comemora nesta sexta-feira, dia 22 de abril, 69 anos de existência do seu curso de Pedagogia. Mais antigo que a própria instituição, o curso vinculado ao Centro de Educação (CED), obteve autorização para o funcionamento de sua primeira turma no ano de 1947, por meio do Decreto Federal Nº 22.974.

Outra data muito importante para a Uece e também para o curso de Pedagogia, é o Dia da Educação, que será comemorado no próximo dia 28. A Universidade Estadual do Ceará muito tem contribuído para dar qualidade à Educação cearense.

Além do curso de Pedagogia, oferecido em Fortaleza, no Campus Itaperi, cada um dos seis campi acadêmicos no Interior – Crateús (Faec), Iguatu (Fecli), Quixadá (Feclesc), Limoeiro do Norte (Fafidam), Tauá (Cecitec) e Itapipoca (Facedi) também o oferece, de modo presencial.

A Pedagogia é ofertada, no modo a distância, por meio da Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (Sate) e financiamento da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em nove polos. Além disso, a Uece oferece, pelo CED, Licenciaturas em Educação para a Terra e em Educação para Indígenas.

Destaque-se que um dos maiores patrimônios da Uece é o de sua rede de formação de professores, com Licenciaturas em Física, Química, Matemática, Ciências Biológicas, História, Geografia, Letras e Língua Portuguesa, Letras e Língua Espanhola, Letras e Língua Francesa, Letras e Língua Inglesa, Música e Educação Física.

Por fim, a Uece verticaliza a produção de conhecimento na área com a oferta de cursos de Especialização (pós-graduação lato sensu), o Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino, oferecido nas unidades acadêmicas do interior (intercampi Fafidam e Feclesc) e o Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado acadêmico e doutorado), em Fortaleza.

Para homenagear a todos que fizeram e fazem parte da história do curso que completa 69 anos, sua coordenação compartilha aqui o sentimento que hoje aflora, e destaca a importância do papel social destes educadores:

22 de Abril de 2016: Curso de Pedagogia, do Centro de Educação Uece, completa 69 Anos

Com imensa alegria e satisfação, comemoramos o aniversário do Curso de Pedagogia, do Centro de Educação. Um curso que possibilita uma compreensão ampla da realidade educacional, tomando a Ciência da educação como horizonte, sem prescindir da fundamentação histórica, filosófica, psicológica e artística da práxis educativa. Seus professores seguem abordagens críticas, comprometidas com o desenvolvimento das potencialidades criativas dos educandos, objetivando contribuir com práticas inovadoras no chão das escolas.

Ao longo dos anos, o Curso de Pedagogia vem contribuindo sobremaneira para a formação de professores, demonstrando seu importante papel social, atuando especialmente nas creches, na alfabetização de crianças e de adultos e nos anos iniciais do ensino fundamental.

Nessa ocasião, parabenizamos a todos que vem construindo a bonita história do Curso de Pedagogia, com destaque para seus professores, funcionários e alunos, construtores cotidianos de uma educação que se ponha à serviço da escola pública, gratuita e de qualidade.