Curso de Pedagogia da UECE completa 67 anos de existência

22 de abril de 2014 - 11:25

O dia 22 de abril marca a existência oficial do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), hoje vinculado ao Centro de Educação (CED).

O Decreto Federal Nº 22.974, de 22 de abril de 1947 autorizou o funcionamento da primeira turma, que se formou há exatos 60 anos. O curso foi reconhecido em 09 de junho de 1963, pelo Decreto Federal Nº 52.192.

O Curso de Pedagogia possui, atualmente, 817 alunos, 37 professores efetivos, dos quais 73% são doutores, 19% mestres e 8% especialistas. Além desses, conta com três professores cedidos e 15 professores substitutos.

A dinâmica do contexto educacional cearense vem revelando a necessidade de revisão da proposta pedagógica do Curso, ensejando um processo de discussão, a ser deflagrado no dia 9 de maio deste ano.

O pedagogo formado pelo CED/UECE vem atuando na docência da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na gestão pedagógica e administrativa de espaços escolares e não escolares, no âmbito da Educação Básica e do Ensino Superior.

Com competência técnica e compromisso político, o egresso do Curso de Pedagogia, destaca-se no mundo do trabalho e nos movimentos sociais. Além disso, a densa formação pedagógica vivenciada ao longo de nove semestres, o prepara para a convivência social e a arte de viver humanamente.