Curso de Música da Uece recebe violinista e pesquisadora Mathilde Fillat

17 de julho de 2019 - 11:18

Com o objetivo de oferecer um workshop de violino popular para músicos de orquestras universitárias e estudantes de Música em geral, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) receberá nesta quinta-feira (18/07), às 13h30, no bloco F, a violinista e pesquisadora Mathilde Fillat.

Mathilde nasceu na França e é violinista e pesquisadora da música popular brasileira. Atualmente é doutoranda em Música na Unicamp, na área de performance, e pesquisa a mais nova geração de violinistas na música popular no Brasil (Herz, Panesi e Krassic). Integra a Orquestra Mundana Refugi formada por músicos brasileiros, imigrantes e refugiados de diversas partes do mundo.

Seu mestrado em Artes de Espetáculo na área de Direção Artística de Projetos Culturais, obteve pela Universidade de Montpellier 3 (França).

No Brasil, em 2017, recebeu Menção Honrosa na 25ª edição do Prêmio Nascente (USP) na área de Música Popular na Categoria Interpretação Instrumental. Aqui também ministrou masterclasses de violino na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e também um curso de violino na Viva Escola do Curso de Música na Uece.