Curso de Música da UECE é agraciado com Medalha Lauro Maia

23 de novembro de 2012 - 13:53

Da esquerda para direita, professora Elba Braga, representante do maestro falecido Orlando Leite, o compositor Fausto Nilo, o vereador e presidente da Comissão de Educação e Cultura Guilherme Sampaio, o representante do cantor lírico falecido Paulo Abel, e o reitor Jackson Sampaio.

A Câmara Municipal de Fortaleza, em sessão solene na noite de ontem, 22 de novembro, outorgou a Medalha Lauro Maia ao Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, recebeu a comenda.  Foram agraciados também o músico e compositor Fausto Nilo, o maestro Orlando Leite (in memorian) e o cantor lírico Paulo Abel do Nascimento (in memorian).

A Medalha Lauro Maia, que este ano chegou a sua nona edição, “homenageia pessoas ou instituições que contribuíram e contribuem para o enriquecimento da nossa cultura”, segundo o presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Guilherme Sampaio, que presidiu a mesa da sessão no Plenário, juntamente com o procurador Geral da Justiça do Estado, Ricardo Machado; a secretária Municipal de Saúde, Ana Maria Fontenele; o deputado federal Artur Bruno,  o maestro Elvis Matos e o historiador Miguel Ângelo de Azevedo, mais conhecido como Nirez.

“A UECE foi honrosamente parida com música” disse o reitor Jackson Sampaio, referindo-se ao fato de os cursos de Bacharelado em Instrumento e o de Licenciatura em Música, oferecidos pelo Conservatório  de Música Alberto Nepomuceno, terem sido incorporados à instituição, quando da criação da Fundação Educacional do Estado do Ceará (FUNEDUCE), em 1975.

Na conferência de encerramento da XVII Semana Universitária, na manhã de hoje, dia 23, o reitor informou à plateia, que lotou o Auditório Central, sobre a outorga da Medalha Lauro Maia ao Curso de Música, no que foi seguido por uma calorosa salva de palmas e assovios dos presentes, que em seguida apreciou a versão jazzística de Amazing Grace, tocada pela Orquestra de Sopros da UECE, sob a regência da maestrina Inês Martins.

O reitor informou ainda que “por força do cargo” teve que receber a medalha e o diploma, os quais serão devidamente repassados para o Curso de Música, onde a comenda “deve ficar”, como enfatizou o professor Jackson, em solenidade que acontecerá na próxima semana.

Na sessão solene de outorga da Medalha Lauro Maia, houve apresentação da Orquestra Transversal de Sopros da UECE, que tem a direção do professor Heriberto Porto.

Saiba mais sobre a história do Curso de Música clicando aqui.