Curso de Música da UECE apresenta projeto Quinta Aumentada

9 de julho de 2014 - 12:12

Nesta quinta-feira, dia 10 de julho, acontecerá mais uma edição do Projeto Quinta Aumentada, do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Irão se apresentar no Auditório Central, às 10h, a Orquestra Transversal, sob direção do professor Heriberto Porto, e Thiago Almeida Trio com Miquéias dos Santos, considerado melhor baixista do Ceará e Wladimir Catunda, um dos maiores bateristas da nova geração e aluno do Curso de Música.

Orquestra Transversal da UECE

alt

Atualmente com oito componentes, o grupo contempla alunos de flauta transversal tanto do Bacharelado em flauta transversal quanto da Licenciatura em música. Desenvolve o estudo, a execução e a divulgação de repertório camerístico barroco, clássico e de linhas contemporâneas, bem como a música brasileira, popular e erudita. Estimula e acolhe ainda a produção de compositores e arranjadores locais. Incentiva a pesquisa de repertório original para a flauta, mas também as (re)criações e adaptações propostas por seus integrantes. Além da abordagem técnica e teórica sobre o instrumento, o grupo mantém um acervo de partituras e livros-métodos, e vem realizando editoração do material e catalogação digital.

A Orquestra Transversal proporciona ao aluno de graduação em Música uma experiência de fazer musical coletivo, que estimula a sensibilização e aprimoramento de diversos aspectos . Com o espírito de colaboração participativa, o grupo incentiva as trocas de saberes entre alunos e orientadores, tornando o trabalho de transmissão e recriação musical uma atividade prazerosa, socializante, educativa e criadora.

Visite o site da Orquestra Transversal

Thiago Almeida

alt

Thiago Almeida é pianista e compositor e demonstra uma incrível maturidade musical e conhecimentos harmônico e técnico para seus 27 anos de idade. Músico profissional desde os 11 anos de idade, faz da música um exercício de libertação e busca interior, o que torna o seu toque emocionante e inconfundível. Prepara um CD com seu trio para 2014 e continua firme na Marimbanda. O pianista, juntamente com o violonista Cainã Cavalcante e o seu Duo Elo, foi o vencedor, dentre mais de 100 inscritos em todo o Brasil, do Concurso Novos Talentos do CopaFest, um dos melhores festivais de música instrumental brasileira, em novembro de 2013, no Hotel Copacabana Palace (RJ).