Curso de Matemática da Uece completa 66 anos

12 de julho de 2016 - 18:16

O curso de Licenciatura em Matemática, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), inicia sua história ainda no ano de 1950, quando foi criado pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará, reconhecido pelo Decreto Federal nº 28.370/1950.

Em consequência de uma crise financeira que ocorreu a partir de 1965, a Faculdade começa a passar por uma fase de dificuldades, ocasionando um movimento entre os intelectuais da época para que não deixassem a Faculdade se extinguir.

Percebendo a importância dessa instituição acadêmica para a formação de professores, o Governo do Estado do Ceará assumiu a responsabilidade, passando a chamar Faculdade de Filosofia do Ceará (FAFICE).

A partir da Lei nº 9.753, de 18 de outubro de 1973, a FAFICE foi congregada ao conjunto de Unidades de Ensino Superior que formaram a Universidade Estadual do Ceará. A referida Lei extinguia as Autarquias Estaduais de Educação e autorizava o Poder Executivo a instituir a Fundação Educacional do Estado do Ceará (FUNEDUCE), a qual passou a ser chamada de Fundação Universidade Estadual do  Ceará (FUNECE), com a criação da UECE, em 1975.