Curso de Letras da Uece convida pesquisadores para novo Grupo de Estudos

7 de abril de 2016 - 13:10

“Autobiografia, Memória e Identidade (AMI): margens do descobrimento”, esse o nome do mais novo Grupo de Estudos do Curso de Letras, do Centro de Humanidades (CH), da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Sob coordenação da professora Sarah Diva Ipiranga, o Grupo adentra o espaço memorialístico literário, cujo traço autobiográfico é centro propulsor de sua produção.

“Recordar impõe-se como uma tarefa que convida para si o exercício de muitas habilidades: a revelação, o testemunho, a confidência, a ocultação. No discurso literário essas questões encontram uma problematização fértil, pois aciona-se a linguagem e sua potencialidade ficcional. Assim, na configuração de gênero que os chamados relatos de si possuem (autobiografia, diários, memórias, cartas, autorretrato), coexistem diversas teorias e estudiosos que buscam classificar e compreender os mecanismos estruturantes do discurso confessional, como também refletir sobre as complexas variações que o caráter fronteiriço dos relatos de si gera”, explica a coordenadora.

Os encontros serão realizados no CCLIN, no CH, Campus Fátima. Os interessados poderão entrar em contato pelo email grupodeestudosami@gmail.com.