Curso de Java: 15% dos selecionados possui algum tipo de deficiência

12 de abril de 2016 - 13:45

 

O Curso é destinado a pessoas de baixa renda e as aulas serão iniciadas no dia 02 de Maio.

Dos 300 selecionados para o curso gratuito de Desenvolvimento de Software Java, destinado a população de todos os bairros de Fortaleza, 60% têm renda familiar até um salário mínimo, e 77% não possuem emprego. Estes foram alguns dados apresentados por Éder Furtado, representante da Dell Computadores, durante encontro realizado na Secitece nesta sexta-feira (8/4), que reuniu a coordenação do curso formada por representantes da Secitece, Citinova, Uece, Iepro e Dell Computadores.

O curso é voltado para pessoas de baixa renda e/ou com deficiência física, auditiva e com baixa visão. Dos selecionados, 45 pessoas possuem algum tipo de deficiência física. A procura também surpreendeu: foram mais 73 mil visualizações do portal de inscrições e 12 mil visualizações do vídeo de divulgação.

“A seleção foi exitosa pois atingiu-se o publico-alvo. Os critérios foram obedecidos e isso ajudou com que alcançássemos as pessoas com deficiência, de baixa renda e em vulnerabilidade social que, se aproveitarem a oportunidade do curso, poderão mudar suas vidas”, enfatizou Éder, lembrando que a certificação do curso ficará a cargo da Uece.

O início das aulas está marcado para o dia 02 de maio de 2016. A carga horária é de 470 horas, sendo 60 horas de aulas presenciais e 410 horas a distância.

Sobre o curso

O objetivo é capacitar o aluno na área de desenvolvimento de sistemas na Linguagem de Programação Java, nos níveis básico e intermediário, através de uma metodologia semipresencial, com horários de estudo flexíveis e acompanhamento de tutores durante todo o processo, através da plataforma Dell Accessible Learning.

O curso faz parte do projeto “Educação a Distância para Pessoas com Deficiência e/ou em Situação de Vulnerabilidade Social”, lançado pela Secitece em parceria com a Uece, Citinova, Iepro e Dell Computadores. A iniciativa está integrada as ações do Ceará Pacifico, programa do Governo do Estado que está beneficiando os cearenses em situação de vulnerabilidade social.

 

Fonte: Secitece