Curso de Graduação em Enfermagem da UECE obtém nota máxima no ENADE

18 de setembro de 2017 - 18:33 #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) congratula-se com o Colegiado do Curso de Enfermagem e a Direção do Centro de Ciências da Saúde pela nota máxima, 05 (cinco), na classificação do desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), de 2016. O Curso de Graduação em Enfermagem da UECE completou 74 anos de sua criação, ocorrida em 1943, e reconhecido pelo Decreto Lei nº 21.885 de 26/09/1946, publicado no DOU. de 26/09/1946, com a instalação da Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo, posteriormente anexada a UECE, através do Parecer nº 764/1977 do Conselho Federal de Educação no ano de 1975.

Atualmente, a Enfermagem na UECE, conta com tradicionais cursos técnicos de nível médio, como Enfermagem e Enfermagem do Trabalho, seu Bacharelado pioneiro no Centro-Oeste/Norte/Nordeste, e um Programa de Pós-Graduação, com Mestrado e Doutorado, na área de Cuidados Clínicos de Enfermagem.

O Colegiado do Curso está consciente de seu papel social na política de formação de profissionais de Enfermagem no Estado do Ceará, nos níveis técnico, de graduação e de pós-graduação, além disso, assumiu o desafio institucional de implantar o Internato em Enfermagem, em caráter sistemático e permanente, o primeiro do Norte e Nordeste, aprovado pela Resolução CEPE/UECE nº 2.999, de 02/04/2007, como mais um instrumento que agrega qualidade a formação dos enfermeiros.

O Internato de Enfermagem, de um ano, constitui exigência obrigatória para o currículo pleno, conforme Projeto Pedagógico do Curso. É considerada uma experiência pré-profissional indispensável, realizada nos dois últimos semestres (8º e 9º) do Curso. Proporciona efetiva vivência junto às condições de trabalho que se constituirão nos futuros campos profissionais,  como Unidades Básicas de Saúde da Família da Grande Fortaleza e do Interior do Estado do Ceará; Ambulatórios Especializados no nível de Atenção Secundária, Hospitais e Maternidades Estaduais e nos hospitais de ensino qualificados pelo Ministério da Educação, onde se desenvolvem atividades no âmbito da Atenção Terciária.

Assim, a qualidade do curso, entre outras coisas, está relacionada ao Internato em Enfermagem, por se constituir em excelente instrumento de retroalimentação do ensino, fornecendo subsídios para que os professores reajustem seus programas de ensino á realidade de saúde e prestação de serviços pelo Sistema de Saúde, de acordo com o perfil de formação do Enfermeiro.

O objetivo é promover a integração ensino-serviço-comunidade, possibilitando que o Interno incorpore conhecimentos teóricos e práticos, por meio da vivência de situações profissionais voltadas para o gerenciamento do processo de cuidar em enfermagem nos diversos níveis de atenção á saúde, enaltecendo o preconizado pelos princípios do SUS.

O Curso de Graduação em Enfermagem está vinculado ao Centro de Ciências da Saúde e tem hoje como Coordenadora a Profa. Ms. Francisca Gomes Montesuma, e como Vice Coordenadora Profa. Dra. Saiwori de Jesus Silva Bezerra dos Anjos.  O colegiado de curso é composto por 42 professores em sua maioria doutores e pós-doutores e conta com um Núcleo Docente Estruturante (NDE), formado por docentes do colegiado, como grupo de apoio gerencial administrativo.