Curso de Geografia da UECE participa do Dia Mundial do Meio ambiente na SEMACE

5 de junho de 2009 - 14:41 #

Superintendência Estadual do Meio Ambiente Um grupo de mais de 50 estudantes do curso de Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), coordenado pelo prof. Eudório Fernandes, professor da disciplina de Geografia Humana do Brasil, esteve na manhã desta sexta-feira, 5, na  (SEMACE) participando das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. Na ocasião, o governador Cid Gomes assinou o Decreto que regulamenta a  Lei Nº 13.103, de 24 Janeiro de 2001. A Lei dispõe sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos do Estado do Ceará, instituindo a coleta seletiva de papel para os órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações de recicláveis.

A presença do grupo de estudantes na SEMACE que representou a UECE no evento, faz parte da programação do XV Encontro de Geógrafos do Ceará – EGECEs, que se encerra nesta sexta-feira. Segundo prof. Eudório, a Lei assinada pelo Governador Cid Gomes é de interesse fundamental ao meio ambiente do Estado do Ceará. O decreto cria ainda na sede da Semace postos de coleta para pilhas e baterias. De acordo com o regulamento, não será mais permitido a utilização de copos plásticos descartáveis e prevê ainda a utilização, nos órgãos públicos, apenas de papel reciclado.

Geógrafos, professores e estudantes dos cursos de Geografia das várias universidades e faculdades cearenses estão reunidos em Fortaleza, desde a última quarta-feira, 3, por ocasião do XV de Geógrafos do Ceará – EGECEs que se encerra nesta sexta-feira, 5, no Auditório Central da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no Campus do Itaperi. O evento conta com a promoção da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), seção do Ceará, com o apoio da UECE, através do Mestrado Acadêmico em Geografia e Laboratório de Estudos do Território e Turismo (NETTUR).

A conferência de encerramento do XV EGECEs tem como tema “A Produção Geográfica Cearense no Contexto das Agências de Fomento à Pesquisa e à Pós-Graduação”. Será proferida pelo prof. José Borzacchiello da Silva (UFC/CAPES), logo mais às 19h30min no Auditório Central da UECE do campus do Itaperi. O encontro tem como objetivo refletir os aspectos das bases teórico-metodológicas da Geografia que são produzidas atualmente no Ceará e evidenciar seus reflexos na pesquisa, na formação profissional e nas atividades de extensão que são desenvolvidas nos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia da UECE, bem como de outras instituições. O evento é coordenado pelo prof. Luiz Cruz Lima, da UECE.