Curso de Geografia da UECE faz aula de campo na enseada do Mucuripe

29 de outubro de 2011 - 02:17 #

Numa manhã de incursão marítima, cerca de 30 estudantes dos cursos de Geografia e de História da Universidade Estadual do Ceará (Uece) estarão, neste sábado (30/10), participando da aula de campo, das disciplinas Geografia Humana do Brasil, Fundamentos de Geografia e Espaço e Cidadania. Numa escuna, os alunos, coordenados pelo professor Eudório Fernandes, percorrerão toda orla marítima do Mucuripe para estudar o espaço geográfico.

Trata-se de uma aula de campo diferente. Os estudantes percebem como os espaços urbanos se representam através das territorialidades e os diversos atores sociais que a produzem através de um olhar diferenciado, ou seja, da visão da cidade de “fora” para “dentro”, contemplando uma vista que poucas pessoas detêm.

Dessa forma, o grupo pode observar a lógica da produção da cidade que se manifesta de acordo com a ordem política e econômica de cada momento histórico. Segundo o prof. Eudório Fernandes, um dos responsáveis pela iniciativa da aula, a partir desse conhecimento, os alunos observam que as ações de diversos atores produzem tais espaços. Diante de tal realidade, discute-se inclusive a dialética de núcleos de controle de aparatos de poder, alternativos, tendo como resultado, em última instância, as exclusões econômicas e sociais.

A iniciativa de realizar uma aula no mar é do professor Eudório Fernandes. A escuna da empresa Ceará Saveiros, que transporta o grupo neste sábado (30/10), parte da enseada do Mucuripe, e deve percorrer boa parte da orla marítima daquela região. Na ocasião, o grupo contempla os espaços semelhantes por estarem na mesma unidade geoambiental, porém heterogêneos do ponto de vista social.

Durante todo o percurso, os alunos farão reflexões relacionadas à assuntos pertinentes às aulas e as leituras nelas empreendidas, na busca de ver na prática a realidade empírica. Para os alunos, estudar um território com as nuances do verde das ondas faz a diferença no aprendizado. Eles fazem referências ainda, sobre a falta de uma maior atenção no que se refere ao cuidado com área de praia e a necessidade de se realizar um trabalho de conscientização ambiental mais rígido naquela área.

Fonte / informações: Prof. Eudório Fernandes, (85) 9674-4669