Curso de Geografia da UECE faz aula de campo diferente

26 de março de 2009 - 14:19 #

Numa manhã de incursão marítima, no último final de semana, um grupo de 60 alunos e dois professores do curso de Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) realizou na orla marítima de Fortaleza uma aula de campo diferente. Os estudantes percebem como os espaços urbanos se representam através das territorialidades e os diversos atores sociais que a produzem através de um olhar diferenciado, ou seja, da visão da cidade de “fora” para “dentro”, contemplando uma vista que poucas pessoas detêm.

Assim, pôde-se observar a lógica da produção da cidade que se manifesta de acordo com a ordem política e econômica de cada momento histórico. Segundo o prof. Eudório Fernandes, um dos responsáveis pela iniciativa da aula, a partir desse conhecimento, os alunos observaram que as ações de diversos atores produzem tais espaços. Diante de tal realidade, discute-se inclusive a dialética de núcleos de controle de aparatos de poder, alternativos, tendo como resultado, em última instância, as exclusões econômicas e sociais.

A iniciativa de realizar uma aula no mar foi dos professores Eudório Fernandes, da disciplina Geografia Humana do Brasil, e Glauciana Teles, que leciona Geografia Urbana e dos Serviços. A escuna da empresa Ceará Saveiros, que transportou o grupo no sábado (21/03), partiu da enseada do Mucuripe, percorrendo a orla marítima de Fortaleza até as proximidades da Barra do Ceará, contemplando espaços semelhantes por estarem na mesma unidade geoambiental, porém heterogêneos do ponto de vista social.

Durante todo o percurso foram realizadas reflexões relacionados à assuntos pertinentes às aulas e as leituras nelas empreendidas buscando-se ver na prática a realidade empírica. Para os alunos, estudar um território com as nuanças do verde das ondas fez a diferença no aprendizado. Estes ainda afirmaram da falta uma maior atenção no que se refere ao cuidado com área de praia e a necessidade de se realizar um trabalho de conscientização ambiental mais rígido naquela área.