Curso de Formação Profissional da Polícia Militar começa hoje

22 de fevereiro de 2010 - 13:02 #

 

As atividades do Curso de Formação Profissional (CFP) que se constituem na terceira etapa do Concurso público para ingresso no cargo de soldado da Polícia Militar do Ceará, começam nesta segunda-feira (22/02), e vão até o dia 26 de junho de 2010. A aula inaugural aconteceu no último dia 12 de fevereiro, no Centro de Convenções do Estado, e foi proferida pelo Governador do Estado, Cid Gomes e pelo Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Dr. Roberto Monteiro, que na ocasião fizeram citações dos poetas Alfred de Vigny, Olavo Bilac e Mario Quintana. O Governador Cid Gomes afirmou que “A Sociedade não mais se compadece de pessoas que não tem preparo intelectual. O Estado os vai preparar física e intelectualmente”.

O Coordenador Geral do Concurso e Diretor do Centro de Educação-CED, Prof. Nelson Arruda, informa que 1.749 candidatos foram regularmente matriculados e distribuídos em 50 turmas sediadas em diversas Unidades policiais localizadas em Fortaleza e Região Metropolitana, tais como Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP); Academia de Polícia Civil; 5º e 6º Batalhões da Polícia Militar; Colégio da Polícia Militar; Esquadrão de Polícia Montada (EPMONT); Polícia Rodoviária Estadual; Quartel do Comando Geral; Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER); Companhia de Policia Militar Ambiental – CPMA e Batalhão de Policiamento Comunitário.

O CFP objetiva propiciar o desenvolvimento e aprimoramento da aprendizagem dos futuros policiais militares, buscando sua mais abrangente e perfeita formação técnico profissional. Para tanto, nos próximos quatro meses, os candidatos cumprirão um extenso programa de disciplinas teórico-práticas que compreende 1.020 horas distribuídas em 36 disciplinas, dos módulos fundamental, profissional e complementar. Fazem parte dessa formação disciplinas voltadas para a compreensão do Direito e suas diversas vertentes tais como Direito penal, Constitucional, Administrativo, Civil, Ambiental e Direitos Humanos; disciplinas de formação geral como Sociedade, Ética e Cidadania e Comunicação e expressão e disciplinas profissionalizantes e específicas para a atividade militar como Gestão de conflitos e eventos críticos, Armamento letal e não letal, Defesa pessoal, Técnica Policial Militar, Tiro Policial Defensivo e Direção veicular aplicada.

O Prof. Nelson Arruda reforça que a estrutura pedagógica e administrativa do Curso favorece o acompanhamento personalizado dos candidatos, pois para cada turma serão destacados um Coordenador de turma e um monitor, designados pela própria Unidade militar onde as aulas estarão acontecendo e um Coordenador local indicado pela FUNECE.

Ao longo do CFP, os candidatos ainda serão submetidos a testes de aptidão física e avaliação psicológica, além de uma prova objetiva que irá avaliar os conhecimentos adquiridos e que será aplicada nas dependências do Campus do Itaperi, no final do mês de junho.

 

Mais informações sobre o Curso de Formação profissional podem ser obtidas no site www.uece.br/concursopmce2008/turma2.