Curso de Enfermagem da Uece completa 73 anos

16 de fevereiro de 2016 - 19:18

O curso de graduação em Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), completou nesta segunda-feira, 15 de fevereiro, 73 anos de existência. Mais antigo que a própria Uece, o curso foi criado em 1943, com a Escola de Enfermagem São Vicente de Paula.

A iniciativa da criação de uma Escola de Enfermagem originou-se dos Cursos de Emergência de Voluntários Socorristas e de Defesa Passiva Anti-Aérea, realizados no Patronato Nossa Senhora Auxiliadora, entre 1942 e 1943. Os referidos cursos destinavam-se às esposas de oficiais do Exército, Marinha e Aeronáutica.

Depois de discussões em torno da necessidade de formação de enfermeiras no Estado do Ceará, a Irmã Margarida Breves, idealizadora dos referidos cursos, lançou a ideia da criação da Escola Associação São Vicente de Paula, que se tornaria a entidade mantenedora da instituição.

Em 1975, a Escola é encampada pelo Governo do Estado com toda sua estrutura e organização, passando a denominar-se Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará, permanecendo fundamentada no currículo vigente à época, no qual predominava o modelo clínico de assistência médica individual, curativa e hospitalar, enfocando os aspectos biológicos, em detrimento do ensino das Ciências Humanas e Sociais.

Em 1988, não foram promovidas alterações estruturais, apenas introduzidas disciplinas referentes à Licenciatura que, à época, era realizada concomitante ao Bacharelado e, no primeiro semestre de 1997, para atender a uma Resolução do MEC, iniciou-se a revisão do currículo então vigente e elaboração de um Projeto Político-Pedagógico.

Após a implantação da estrutura curricular de 1997 emergiram discussões para adequação às Diretrizes Curriculares então sugeridas para os Cursos de Enfermagem. O intuito era a manutenção de processo continuado de avaliação das estruturas curriculares, desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem nas aulas teórico-práticas e no estágio curricular supervisionado.

Atualmente coordenado pelas professoras Francisca Gomes Montesuma e Sâmya Coutinho, o curso possui 328 alunos regularmente matriculados e, já formou, entre os anos de 1977 ao primeiro semestre letivo de 2015, quase 2.000 enfermeiros.