Curso de Enfermagem da UECE comemora 70 anos

29 de março de 2013 - 01:07 #

Um ano de comemorações para festejar os 70 anos do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A programação foi aberta às 9h da última sexta-feira (22/03), no Auditório Central, no Campus do Itaperi, e constou de palestra, um desfile diferente, em que a história da enfermagem – período de 1830 a 1970 – foi contada por meio dos uniformes das enfermeiras, e apresentação musical, com o Quinteto de Metais da Orquestra Sinfônica da UECE (OSUECE).

A coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Elizabete Costa Cruz, abriu a solenidade, falou um pouco da história do curso, fundado em 23 de março de 1943, com sede no centro de Fortaleza, na Avenida do Imperador, cujo nome era Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo, o 1º do Ceará e o 1º do Nordeste. A professora Elizabete Cruz pediu a todos um minuto de silêncio pelos professores falecidos recentemente, Celsa Franco e José do Nascimento Filho.

A programação teve continuidade com a fala da estudante Sara Oliveira, representante do Centro Acadêmico de Enfermagem, parabenizando os estudantes de enfermagem, pois: “todos nós estudantes fazemos parte dessa história, devemos fazer a nossa parte e contribuir para que a UECE tenha a melhor enfermagem do Estado”.

A diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professora Gláucia Posso Lima, foi ao túnel do tempo e trouxe para este momento as lembranças da festa do jubileu de ouro do Curso de Enfermagem. Para a professora Gláucia, a Enfermagem ensina os passos para os outros cursos do CCS. Temos um país em que o enfermeiro está se consolidando e em todos os locais que já visitou, identificou um profissional formado pelo Curso de Enfermagem da UECE.

O representante do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Ceará (SENECE), Humberto Gomes Farias da Silva, fez um discurso mais político. Formado pelo Curso de Enfermagem da UECE, há 26 anos, disse que foi desse curso que saíram os maiores contingentes de aprovação em concursos públicos. Para Humberto Gomes, a Enfermagem da UECE avançou muito, mas, politicamente não. Num desabafo falou: “oxalá tivéssemos tantas conquistas políticas, quanto científicas”.

Citou o exemplo do Projeto de Lei (PL) que tramita na Câmara desde 2000, que defende jornadas de 30 horas para os profissionais de enfermagem. Outro PL é o do piso salarial, que é uma batalha sem precedentes e está na Câmara desde 2009. No momento, trabalha no sentido de que juntem todas as entidades sindicais, como COFEN, FNE, ABEN, COREN e SENECE para o fortalecimento da categoria e que venham as conquistas. Após o presidente do SENECE, falou a presidente da Associação Brasileira (ABEN), Samya Coutinho de Oliveira.

Ao discursar o reitor Jackson Sampaio falou da história da Enfermagem no Brasil, citou Ana Justina Ferreira Neri, a pioneira da Enfermagem, deste país, e de sua participação na Guerra do Paraguai. Lembrou da enfermagem “setentona” e que mais da metade desse tempo, 38 anos, dentro da UECE. Depois da Enfermagem vieram outros cursos, como Nutrição, consolidando por quase 20 anos todo o Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UECE.

Fez referências também aos outros cursos que vieram, nos anos 90, como os Cursos de Ciências Biológicas, Educação Física e a Medicina, que comemora 10 anos. A Enfermagem tem, na UECE, cursos técnicos de nível médio, bacharelado, uma dúzia de cursos de especialização (pós-graduação lato sensu), um mestrado acadêmico específico (CMA em Cuidados Clínicos) e várias possibilidades (CMP em Saúde Pública, CMA em Ciências Fisiológicas, CMP em Saúde da Criança e do Adolescente, CMP em Saúde da Família, CMP em Ensino em Saúde), um doutorado específico (DO em Cuidados Clínicos) e a possibilidade do DO em Saúde Coletiva. A Enfermagem é a formação mais completa da UECE.

Para o reitor Jackson Sampaio, o Curso de Enfermagem foi pivô organizador do CCS e pilar de verticalização da pós-graduação e da pesquisa do Centro de Ciências da Saúde, na Universidade. Ao encerrar, o reitor falou que, como toda solenidade de aniversário, esta, também, é uma celebração do passado e um sonho de futuro. Então, há um pedacinho dessa verticalização que a Enfermagem ainda não completou e é um desafio, o de criarmos a nossa primeira residência em Enfermagem”.

A solenidade dos 70 anos do Curso de Enfermagem contou com a presença do vice-reitor, professor Hidelbrando dos Santos Soares; Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Jefferson Teixeira de Souza; diretora do CCS, Gláucia Posso Lima; representante do Sistema Municipal de Saúde–Escola de Fortaleza, Ana Paula Brilhante; coordenadora do curso de Enfermagem, professora Elizabete Cruz; vice-coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Francisca Gomes Montezuma; presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Samya Coutinho; presidente da Academia Cearense de Enfermagem, professora Eucleia Gomes Vale; diretor do Sindicato dos Enfermeiros do Ceará, Humberto Gomes Farias; representante do Conselho Regional de Enfermagem, Adilson Vieira; representante do Centro Acadêmico Ana Neri, Sara Oliveira; professores, estudantes, servidores, entre outros convidados.