Curso de Ciências Sociais da Uece comemora três décadas de existência

6 de novembro de 2018 - 22:26

O curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará (Uece) celebrou na última segunda-feira (05/11) seus 30 anos de existência. Para comemorar a data foi realizado evento com o tema “Memórias, histórias e reexistências”, no Auditório Paulo Petrola, Campus Itaperi.

alt

Coordenado pelo professor Wellington Ricardo Nogueira Maciel, egresso da Uece, o curso de Ciências Sociais é composto atualmente por 23 professores, envolvidos nas atividades acadêmico-científicas, tanto na graduação como no Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Possui 300 estudantes matriculados nas suas duas modalidades, bacharelado e licenciatura.

alt

De acordo com o reitor da Uece, professor Jackson Sampaio, para os quem ingressam na área das Ciências Sociais, “serenidade” é algo que não pode ser esperado. “As Ciências Sociais são inquietas e inquietadoras. As Ciências Humanas são caracterizadas pela própria dinâmica de transformação, pelos próprios questionamentos, pelas revoluções de paradigmas que vão caracterizar a nossa história”, destacou.

O reitor ressaltou ainda que a universidade é um espaço de contradições. “Nesses 30 anos, estamos hoje mais uma vez convocados para permanecer naquilo que escolhemos ser: críticos, inteligentes, criativos e transformadores”.

Para a professora Adriana Barros, diretora do Centro de Humanidades, em que o curso de Ciências Sociais é vinculado, esse “é um momento solene, de alegria”. Acrescentou: “Esperamos que essa história, que é de luta, continue a ser construída, pois é um curso que tem muito a contribuir com nossa sociedade”.

alt

Marcado pela visível satisfação de professores, servidores e alunos que fizeram e/ou fazem parte dessa história, o evento foi palco de homenagens e reconhecimentos a quem muito contribuiu com o curso ao longo dessas três décadas.

Para dar início aos agradecimentos, o professor João Tadeu de Andrade, primeiro docente a ingressar no curso de Ciências Sociais por meio de concurso público, em 1993, ressaltou nomes de professores, em atividade e aposentados, e servidores técnico-administrativos. Destacou ainda quatro docentes que muito contribuíram (in memorian): Tereza Maria Frota Haguette, Domenico Battocchio, Verônica Maria de Paula Gonçalves e José Haroldo Bezerra Coelho (Pe. Haroldo).

alt

“São pessoas de valor que trabalharam certamente não apenas ministrando aulas, mas orientando alunos, conduzindo pesquisas, organizando eventos, liderando grupos de pesquisa, atuando na gestão, participando de congressos, se comprometendo em facilitar a caminhada do jovem estudante. E mais ainda difundindo as Ciências Sociais em Fortaleza e no Ceará”, disse João Tadeu.

Durante a cerimônia foram chamados à frente para receber placa de homenagem os seguintes docentes: Lucili Grangeiro Cortez, João Bosco Feitosa dos Santos, Raimundo Nonato de Fátima Cavalcante, Adelita Neto Carleial e Belisa Maria Veloso Holanda.

alt

“É sempre uma exercer essa atividade, pois gosto deste ambiente de trabalho e acredito nele. Aos alunos digo que é muito importante fazermos o que gostamos de fazer e que procurem sempre crescer na profissão. Muito obrigada!”, agradeceu a professora Lucili Grangeiro Cortez.

alt

Além dos docentes foram também homenageados os servidores técnico-administrativos Suzana Aquino, Rozimeire Cassunde Ferreira, Marileide Colares e Mário Sérgio.

alt

Após as homenagens o evento prosseguiu com palestras e outras atividades que envolveram o corpo docente e discente do curso. Os participantes assistiram ainda apresentação musical do servidor da Uece e artista Oliveira do Ceará.

alt

Estiveram também presentes o vice-reitor Hidelbrando Soares; os pró-reitores de Graduação, Mônica Cavaignac, e de Extensão, Fernando Roberto Silva; além de professores, em atividade e aposentados, servidores e estudantes de graduação e de pós-graduação de Ciências Sociais.