Curso de Administração da UECE comemora 57 anos

13 de junho de 2014 - 13:11

O Curso de Administração da Universidade Estadual do Ceará (UECE) comemora 57 anos de existência domingo, dia 15 de junho.

Quem narra a gênese do Curso de Administração é o professor Vladimir Spinelli, decano entre os diretores  – portanto, o terceiro na hierarquia da Universidade. Na época da criação do Curso, ele ainda não residia em Fortaleza, mas foi aluno da graduação e da primeira turma do mestrado profissionalizante.

“Professores do Curso, dentre os quais me incluo, têm participado com as várias administrações da UECE em todos os momentos, como no Planejamento Estratégico, Plano de Cargos, Carreiras e Vencimento (PCCV)  – de professores e, atualmente, dos servidores -, Estrutura Organizacional, Recursos Humanos, etc”, diz o professor, que é também Membro da Academia Cearense de Administração (ACAD-CE), sobre a importância do curso de Administração dentro da própria Universidade.

Curso de Administração da UECE – 57 Anos

1957. Exatos 57 anos atrás um grupo de intelectuais cearenses, tomando como modelo a Escola de Administração do Estado de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), resolveu replicar essa iniciativa em nosso Ceará.

A ideia inicial era a de formação de administradores para a área pública, buscando prover o governo de pessoal capacitado para as novas funções que o Estado passa a assumir, visando a indução do desenvolvimento econômico e social no pós-guerra.

Inicialmente privado, o curso foi já em 1960 encampado pelo Governo do Estado, na administração Parsifal Barroso, mesmo ano em que obteve a autorização federal de funcionamento, lançando em 1961 a sua primeira turma de Administração Pública como Escola de Administração do Ceará (EAC). Para atender a legislação federal, em 1962 a EAC foi agregada à Universidade Federal do Ceará.

Continuando com a visão de futuro dos seus fundadores, a EAC percebeu a crescente necessidade de formação de administradores de empresas, especialmente para apoiar a ampliação do parque industrial cearense, e implantou o seu primeiro curso de Administração de Empresas em 1964, quando foi também transformada em Autarquia, com personalidade jurídica própria e autonomia didática, administrativa, financeira e disciplinar. O Curso de Administração Pública foi reconhecido em 1965 e o de Administração de Empresas em 1968.

Em 1975 a EAC foi incorporada à Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde, em 1978, implantou a Habilitação em Administração Hospitalar, reconhecida em 1985. Já em 1983 os esforços foram no sentido de fortalecer as linhas de conhecimento em administração, criando a primeira Especialização na área.

O Mestrado Acadêmico em Administração veio em seguida, mais precisamente em 1991. Em 2000 foi a vez do Mestrado Profissionalizante em Administração, que contemplou sete turmas. Em 2007, o curso de Ensino a Distância, na modalidade Bacharelado. Em 2010, o Curso de Bacharelado em Administração Pública a Distância, integrado ao Programa da Universidade Aberta do Brasil – UAB.

Agora em 2014, no verdor desses 57 anos de inequívoca contribuição com o Estado do Ceará, a UECE aprovou em seus conselhos internos a criação do Doutorado em Administração, que está sendo encaminhado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, esperando-se dar aos cearenses, já em 2016, mais essa prova de dedicação e entusiasmo.

Curso sempre destacado na esfera nacional, tendo por anos consecutivos obtido excelentes desempenhos no Provão do MEC, inclusive com o aluno classificado em primeiro lugar nacional em 2000, e sido considerado um dos melhores do país na década de 60, o Curso de Administração da UECE posiciona-se hoje com a nota máxima do ENADE.

Assim, ao comemorar nesse 15 de junho a criação do nosso Curso de Administração, a UECE rende suas homenagens a tantos quantos dedicaram e dedicam suas inteligências para o engrandecimento desta Ciência em benefício do nosso Ceará e do nosso Brasil, respaldada nos inúmeros egressos que ocuparam e ocupam cargos nas mais diversas esferas do poder público, na gestão de empresas de todos os setores e portes, nas salas de aula ou como empreendedores de sucesso.