Cruz Vermelha e UECE fazem simulação e testam primeiros socorros

17 de março de 2009 - 15:21 #

Uma colisão envolvendo motocicleta, automóvel e pedestre, com quatro vítimas, faz parte do objeto da Simulação em Socorro de Urgência que a Cruz Vermelha Brasileira, filial do Ceará, promoverá das 15h às 17h, do próximo dia 26 de março, em parceria com o curso de Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde(CCS), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O local da cena é o Campus do Itaperi. Segundo a presidente da Cruz Vermelha, filial do Ceará, Patrícia Aparecida Albano, a iniciativa será de grande benefício para a comunidade acadêmica. Para a coordenadora do evento, profa. Ana Cláudia de Souza Leite, da disciplina Urgência e Emergência do curso de Enfermagem da UECE, a simulação vai mostrar e ensinar como a população deve agir ao se deparar com eventuais acidentes.

Todos os detalhes de como acontecerá a simulação já foram acertados entre a presidente da Cruz Vermelha no Ceará, Patrícia Aparecida Albano, e a coordenadora do curso de Graduação em Enfermagem, profa. Bárbara Pereira d’Alencar.O cenário da simulação ocupará toda a área localizada entre o prédio do Instituto Superior de Ciências Biomédicas e o Centro de Educação, logo após a Praça Martins Filho, na parte interna do Campus do Itaperi. Pronto o cenário e mobilizadas as equipes, é hora dos atores entrar em cena. Toda a operação contará com AR Suporte Avançado – SAMU, AR Suporte Básico – SAMU, helicóptero CIOPAER, veículo para simulado e motocicleta. Segundo informações do diretor do CCS, prof. Jackson Sampaio, o local reservado para a simulação já está totalmente preparado para receber os equipamentos da Simulação em Socorro de Urgência.

De acordo com o roteiro da Cruz Vermelha, a cena acontecerá quando o pedestre passa na frente de um veículo em alta velocidade. Infelizmente, não haverá tempo e espaço suficientes para frenagem. Por conta do freio brusco, um motoqueiro que transitava em velocidade compatível a do veículo e com um passageiro na garupa da motocicleta, colide na traseira do veículo. Uma das vítimas, sem capacete, fica em baixo do veículo e a outra vítima fica com a moto por cima dela. O tanque de combustível do veículo rompe-se e com o impacto, grande quantidade de gasolina cai sobre a face da vítima que se encontra sob o veículo. O pedestre encontra-se também sob o veículo, só que na parte frontal. O motorista do veículo, alcoolizado, escapa ileso.

Na próxima etapa da simulação é hora de socorrer as quatro vítimas do acidente de grandes proporções, o motoqueiro, o passageiro da moto, o passageiro do carro e o motorista. Entram em cena as equipes de apoio que darão os primeiros socorros às  vítimas, e  todas estas saem com traumatismos.

Para o sucesso da operação, a coordenação do evento contará com o apoio do Centro Integrado de Operações de segurança (CIOPS), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiro, Polícia Militar do Ceará, Centro Integrado de Operações Aéreas do Estado do Ceará (Ciopaer) e Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC).